O Edital da Prova OAB costuma levantar diversos questionamentos em quem vai fazer o Exame de Ordem. Dúvidas como marcação de código, remissão e falta de um conteúdo programático atrapalham os examinandos.  Essa dificuldade é reconhecida até mesmo pela Comissão Nacional do Exame de Ordem. O Portal conversou, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, com o presidente do colegiado, Dr. Rogério Varela.

    Justificativas ao Edital da Prova OAB

    Dr. Rogério recebeu a equipe do Portal em um de seus escritórios e falou sobre temas relevantes envolvendo o Edital da Prova da OAB e outros assuntos relevantes. Sobre conteúdo programático, o jurista destacou que a ausência convida os examinandos a um estudo mais amplo das ciências jurídicas. “O Exame de Ordem busca avaliar o futuro advogado em todo o conhecimento possível. Por isso evitamos marcar um contéudo específico, o que faz com que o aluno busque sempre ampliar o seu nível de estudo. Assim buscamos a excelência na advocacia. Posso dizer que o Exame de Ordem protege a sociedade”, pontua Varela.

    Sobre marcação de código, a polêmica é mais aquecida. Rogério Varela no entanto reconheceu que falta um comportamento padrão na fiscalização da prova. Entretanto, ele garantiu que o tema vem sendo observado pela Comissão e será alvo de estudos por parte do colegiado. Mudanças, nesse sentido, portanto, podem ser feitas na próxima prova.

    A participação da OAB na elaboração e correção da prova

    Ainda segundo Varela, a Comissão Nacional participa diretamente da formulação do banco de questões junto a FGV, bem como da elaboração do padrão de respostas na segunda fase do certame. “Esse debate é sempre intenso. Nossa Comissão avalia as questões, aprovando ou não. Além disso, contratamos consultores e professores para trabalhar em parceria com a banca FGV para a conclusão do padrão de respostas”, concluiu.

    Vem mais por ai

    Acompanhe toda a entrevista, ao longo dos próximos dias, com o presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem. Vamos abordar assuntos como a tendência de questões interdisciplinares, entrada de novas disciplinas no Edital da Prova OAB, a importância das jurisprudências e precedentes jurídicos. Não percam. Tudo isso e  muito mais na coluna Papo de Aprovado desta sexta-feira.

    Share.