Questão OAB Ética comentada

Após o número de mudanças realizadas na primeira fase do último Exame da Ordem, muito se explana em relação a próxima prova. Sobre a disciplina Ética, o número de questões – que tinha dez como padrão – foi um pouco menor. Entretanto, ainda houve uma quantidade considerável, constando ainda oito quesitos. Dada a importância do estudo voltado para esse assunto, o CERS disponibiliza análise de questão OAB sobre Ética.

Segundo o professor Paulo Machado, é importante que o candidato tenha um livro que seja objetivo, claro, didático e que traga teoria e questões comentadas. Ele recomenda o livro “10 em Ética!”, de sua autoria, da Editora Armador – Juspodivm. Para o docente, o livro atende perfeitamente a todos os critérios elencados. Para ajudar estudantes, o professor explica em detalhes questão OAB sobre Ética. O quesito aborda os assuntos referentes ao tema “Atos privativos da advocacia”. Confira:

Ética 

Juliana é integrante da equipe de recursos humanos de certa sociedade anônima, de grande porte, cujo objeto social é o comércio de produtos eletrônicos. Encontrando-se vago um cargo de gerência jurídica, Juliana organizou processo seletivo, tendo recebido os currículos de três candidatas. A primeira delas, Mariana, é advogada regularmente inscrita na OAB, tendo se especializado em Direito Penal. A segunda, Patrícia, não é graduada em Direito, porém é economista e concluiu o doutorado em direito societário e mercado de capitais. A terceira, Luana, graduada em Direito, foi aprovada no exame da OAB e concluiu mestrado e doutorado. É conselheira de certo tribunal de contas estadual, mas encontra-se afastada, a pedido, sem vencimentos. Considerando a situação narrada, assinale a afirmativa correta.

a) Qualquer das candidatas poderá exercer a função de gerência jurídica, mas apenas Mariana poderá subscrever os atos privativos da advocacia.

a) Qualquer das candidatas poderá exercer a função de gerência jurídica, mas apenas Mariana e Luana poderão subscrever os atos privativos da advocacia.

c) Apenas Mariana poderá exercer a função de gerência jurídica.

d) Apenas Mariana e Luana poderão exercer a função de gerência jurídica.

 

 

Comentários: 

Gabarito: Letra “C”.

A questão acima exige o conhecimento do Estatuto da Advocacia e também do Regulamento Geral.

A resposta é a letra C, pois o art. 1 do EAOAB e o art. 7 do RG , que trazem os atos privativos da advocacia, mencionam o cargo de GERÊNCIA JURÍDICA como sendo um deles.

Confira mais questões comentadas

No curso acima, você consegue se preparar melhor para otimizar o seu tempo na hora da prova. Todas as questões são voltadas para esclarecer os temas que costumam cair na primeira fase do XXIV Exame de Ordem Unificado, no certame da OAB, banca FGV. O curso disponibiliza outros exemplos de questão OAB sobre Ética.

 

 

  • Professor das disciplinas de Estatuto & Ética, Estatuto da OAB e Direito Processual Penal do CERS Cursos Online. Advogado Criminalista. Especialista e Mestre em Direito Penal Econômico. Além disso, é professor da FGV, do IBMEC e da UCAM. Já lançou diversos livros jurídicos. Dentre eles, está o “Mais de mil dicas para OAB 1ª fase”.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB 2017: últimas novidades

Pensando naqueles bacharéis que já estão se antevendo na OAB 2017 e embarcando na ...

Questão OAB Direitos Humanos comentada

Na hora de entender uma questão, pesquisar comentários pode ser uma ótima opção quando ...

Questão OAB Direito Civil comentada

Aos estudantes de Direto que estão constantemente se preparando para a primeira fase do ...