Olá, OABeiro! Entender as particularidades da banca organizadora do Exame de Ordem, a Fundação Getúlio Vargas, é uma importante etapa para os bacharéis de Direito que se preparam para a prova. Conhecer seu estilo de prova, forma de cobrança dos conteúdos, “pegadinhas” frequentes, entre outros aspectos, ajudam o examinando a ter uma antevisão das questões e ficar mais confiante com o que irá encontrar na prova.

    Uma das bancas mais importantes e respeitadas do país, a FGV costuma apresentar um alto grau de dificuldade nos certames que organiza. Tradicionalmente, as provas da banca contêm textos grandes, com assuntos, muitas vezes, pouco estudados pelo candidato.

    Nas provas da 1ª fase da OAB, o panorama não se altera. Nas edições do Exame, a Fundação Getúlio Vargas utiliza casos práticos, aplicações reais e questões multidisciplinares, que envolvem texto de lei. A prioridade é a cobrança doutrinária da legislação.

    Uma preparação de qualidade para o Exame de Ordem envolve, necessariamente, três dimensões:

    – estudo teórico;

    – leitura das normas;

    – resolução de questões.

    Todo examinando sabe o quanto é importante para a progressão nos estudos resolver questões. Através das questões, o examinando: se familiariza com o perfil da banca, percebe os pontos mais e menos cobrados dentro de cada assunto, além do nível de detalhamento exigido.

    Na busca pela eficiência nos estudos, a resolução de questões se apresenta como melhor método. Isso se dá por ela aliar a obtenção de conhecimento com a aplicação prática. E sempre de acordo com a abordagem da banca organizadora.

    Estudar de forma exaustiva e mesmo assim não obter um resultado satisfatório é uma indicação de alerta. Quer dizer que o cérebro não está condicionado para abordagem de estudos exigida na prova. Portanto, o método de resolução de questões consiste em treinar bem o candidato. Ele deve responder a alternativa certa de acordo com os padrões da banca examinadora. Além disso, também determina a avaliação do conhecimento que ele adquiriu.

    Para turbinar ainda mais a sua preparação confira essas super passos que você deve seguir nos estudos:

    1º Passo: Foco nas alternativas corretas

    No primeiro momento, foque apenas nas alternativas corretas das questões para poder identificar como a banca costuma cobrar aquele assunto teórico e ficar atenta as pegadinhas da prova. A ideia aqui não é saber se você sabe ou não a resposta da questão. Com esta metodologia, o objetivo é estudar e absorver mais informações.

    Com a técnica, você ganha mais rapidez e agilidade nos estudos em comparação aos demais estudantes que aplicam métodos tradicionais de aprendizagem.

    2º Passo: Simulados

    Depois da primeira etapa de aprendizagem, é hora aplicar os simulados. Nesta fase, você vai poder avaliar o quanto ele sabe sobre determinado assunto e seu nível de preparação para a prova. Esta é a última maneira de resolver questões. Ou seja, você leu a teoria, estudou por exercícios e agora quer saber se realmente absorveu as informações.

    As metodologias são complementares. Sendo assim, estude bem a teoria, faça muitos exercícios e depois espere alguns dias para fazer o simulado do assunto. Desta maneira sim, você saberá se absorveu ou não as informações necessárias para a realização de uma boa prova.

     

    Share.