Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Você sabe como usar o marca-texto de forma correta? Pois é, o seu uso é um grande dilema para os OABeiros na hora de estudar. Ocorre que, a utilização incorreta por exemplo não ter certeza do que grifar, e acabar marcando tudo, em vez de ajudá-lo, o exagero de partes grifadas poderá tirar a atenção de  pontos do conteúdo que são realmente importantes na disciplina. 

    Pensando em ajudá-lo, a equipe CERS traz essas informações que lhe podem ser úteis na sua jornada até a aprovação!

    A técnica de marcação de texto é bastante conhecida entre os estudantes, na verdade, é uma das mais antigas entre os estudantes. De um modo geral, a técnica consiste em marcar o que for de maior relevância para você ou o que tiver maior incidência nas provas ou assuntos  com uma caneta marca-texto. 

     Para realizar a marcação, utiliza-se algumas cores para destacar o que for importante no texto. É  interessante esse uso de cores diversificadas para associar cada tipo de marcação. Por exemplo, você poderá utilizar a cor vermelha para lembrar de algo muito importante para o seu estudo, já o amarelo para destacar alguma jurisprudência.

    A marcação tem a função de destacar os pontos mais relevantes  do assunto, de modo que, apenas com uma visualização rápida seja possível obter informações importantes nos livros impressos ou digitais.

     Mas não apenas para localizar uma informação rápida serve a marcação, esta pode também ser utilizada para a realização de mapeamento de resumos ou mapas mentais. Como a intenção é destacar o que for importante, o marca-texto é uma ferramenta auxiliadora do estudante no momento de confeccionar revisões, esquemas etc.

     O interessante é que no aluno utilize cores fortes para destacar assuntos importantes, o vermelho e o amarelo são as mais indicadas para dar destaque.

     O que marcar ?

    O ideal é que você não saia marcando tudo que ver pela frente! Lembre-se, a marcação é feita para facilitar o processo de memorização do seu cérebro, caso você marque grandes partes do texto, pode ocorrer que isso não seja tão útil. Visto que, em vez de ser algo fácil de ser lido e lembrado, será como realizar uma leitura corriqueira.

    Dessa forma, marque apenas o necessário! Lembre-se, estudante, a finalidade é facilitar a sua memória, sendo assim, procure ser objetivo nas suas marcações, grife pequenos trechos ou palavras-chaves. De fato, não existe uma forma correta ou ideal de realizar, na verdade você terá que criar a sua própria estratégia. 

    O que não marcar 

    A marcação é uma técnica que é moldada pelo estudante. Não existe uma forma considerada a mais correta  que indique o que deve ser marcado, você  deverá em prática identificar o que tem maior ou menor relevância nos seus estudos. Com o tempo e prática, você conseguirá identificar os pontos principais a serem marcados nas disciplinas.

    Evite exageros! Utilizar muitas cores não é o recomendável, o indicado é que o aluno utilize de quatro a cinco, o excesso pode prejudicar a memorização das informações no cérebro. Evite grifar grandes partes do texto, o ideal é grifar frases curtas ou palavras-chaves que façam com que o cérebro localize a informação de maneira rápida, logo, marcar grandes parágrafos não é um método eficaz para a memorização.

    OABeiro esperamos que essa dica turbine ainda mais seus estudos.

    Vamos Juntos!

    Share.