Estudar para a OAB não é fácil, mas com o método de estudo selecionado, você poderá direcionar melhor o seu plano de estudos até alcançar a sonhada aprovação.

    Vamos juntos!

    O que é SQ3R?

     SQ3R é uma acrônimo para  “survery”, “question”,”read”, recite e “review”. Em tradução livre, a técnica é composta por etapas de pesquisa, questionamento, leitura, recitação e  revisão.

     Em primeiro,  o S significa  pesquisar. logo, o aluno precisa procurar e pesquisar informações sobre o assunto que vai ser estudado, o objetivo dessa etapa é ter um panorama geral do conteúdo, ter uma ciência prévia do que vai ser estudado e delimitar o conteúdo.

     Passada essa primeira etapa, o próximo passo é passar pelo Q de questionamento. O estudante deve  fazer questionamentos sobre o que foi pesquisado, é um ponta pé para o surgimento de dúvidas que vão auxiliar  a procura de informações nas fases seguintes.

    A terceira etapa é o primeiro R de read, read em português é ler, logo, é o momento de  começar a leitura. não importa o método de leitura que seja aplicado, apenas leia com a técnica mais compatível ao seu perfil, sendo uma leitura dinâmica ou lenta,  leia no seu tempo para absorver o máximo de informações. Se for preciso, faça marcações, elabore um roteiro, estipule metas de leitura para ajudar na hora da memorização.

     O segundo R é de “recite”, após a leitura, é o momento de recitar. A fala é um grande aliado para memorização, dessa forma, recite, fale em voz alta ou apenas “fale” mentalmente. Se esquecer de alguma informação, volte ao texto e leia em voz alta. Fazer perguntas e respostas como se estivesse participando de alguma competição oral pode ser interessante para firmar o que foi estudado.

     O último R é de “revide”, é o momento da revisão. Depois de todas as fases passadas, é hora de revisar todo o conteúdo que foi criado até essa etapa. A revisão pode ser feita de acordo com o perfil do estudante, toda ajuda é bem-vinda, assim, o uso de diagramas, métodos mnemônicos e mapas mentais são aliados na hora da revisão.

     Vantagens

    O método é um ciclo de algumas outras técnicas de estudo, logo, é bastante completo.

     Desvantagens

    O tempo é o maior inimigo dessa técnica. A técnica tem muitas etapas, talvez o aluno não tenha o tempo preciso para a realização de todas as etapas, a adaptação também pode ser difícil. Apesar de ser uma técnica bastante robusta, o SQ3R não possui uma fase prática para a realização de exercícios, o que é um ponto negativo para uma técnica tão completa.

    Futuros (as) advogados (as) insistam, persistam e não desistam!

    Share.