Olá OABeiro (a)!
Durante os momentos de felicidade e tristeza, é comum que todos passem por desafios. Saber identificar e lidar com esses dilemas, é fundamental para que você saiba desenvolver segurança e sua capacidade de contornar e lidar com desafios.
Nessa perspectiva, confeccionamos seis (06) lições para você desistir dos desafios que vão aparecer durante a sua jornada como pessoal, profissional ou educacional.
Vamos juntos!
6 lições para não desistir dos desafios
1.Seja grato
Do nascimento até a morte, todos nós passamos por dificuldades e possuímos problemas, contudo, a vida não se resume apenas a desafio e adversidade, certo? Tenha gratidão por tudo que você já conseguiu, até a fase em que sua vida se encontra. Agradeça pelas oportunidades que você já teve, a saúde que você possui e a presença de todos que estejam ao seu redor.
Quando você é grato por tudo que possui, o mundo também será grato com você, é a simples lei do retorno da gratidão. Por isso, não fique se lamentando pelo que você ainda não alcançou, reflita o que você já tem e como conseguirá auferir no futuro, mas sem esquecer seus êxitos do passado. A gratidão é a forma de você atrair energias positivas para você e para todos que estejam a sua volta.
2.Seja persistente
O estudo deve ser seu companheiro em toda a sua vida, por isso, nunca pare de estudar. Sabemos que, nem sempre é possível conseguir o que desejamos, em alguns momentos existirão ciclos de desânimos, seja estudando para um exame ou para aperfeiçoar suas habilidades profissionais.
Contudo, não desista dos estudos! É através da persistência que você obterá os frutos do seu esforço. Você pode até perder uma batalha hoje, no entanto, perder uma batalha não significa perder uma guerra. Sendo assim, não deixe que o desânimo ou que algo ou alguém tire seu foco nos estudos. Não desista até conseguir alcançar seus sonhos!
- Reclame menos
Se você é do tipo de pessoa que mais reclama do que agradecer, é interessante refletir suas ações! Não deixe a negatividade fazer parte da sua vida, pelo menos, busque que ela não ocupe um grande espaço no seu cotidiano.
Quando surgir uma oportunidade para fazer uma reclamação, procure fazer o oposto disso, visualize o máximo de coisas ou ações positivas na sua vida, busque ver o lado bom das coisas.
Reclamar da quantidade de conteúdo que precisa ser estudado ou do fluxo do seu trabalho, não fará com que suas obrigações diminuam. Procure encontrar motivação para concluir suas atividades, pense como você irá obter conhecimento estudando, como isso vai impactar no seu futuro e as oportunidades que surgirão devido a todo o seu esforço.
Portanto, seja mais paciente, conceda tempo ao tempo. Isso é muito mais produtivo para você e para quem te ouve, portanto, reclame menos.
4.Acredite em você
É comum que em alguns momentos de dificuldades, você seja descrente da sua capacidade, entretanto, não faça com que isso se torne um hábito. Seja no trabalho, em relacionamentos ou nos estudos. Não duvide do seu potencial, visto que, só você sabe suas fraquezas e qualidades. Não permita que um dilema ou uma crise ponha em risco a credibilidade que você tem nas suas aptidões, independente de qual área seja a sua atuação.
Dê sempre o máximo de si em qualquer atividade em que você esteja envolvido. A autoconfiança é essencial para não ter medo em errar ou fracassar em algo, lembre-se, você é humano, ninguém é perfeito, contudo, não acreditar no seu potencial, é pôr em dúvida tudo que você já fez.
Tenha autoconfiança, faça o seu melhor em tudo em que você faça parte, caso você falhe, não será a primeira ou a última vez. Por exemplo, Albert Einstein, um dos maiores nomes da ciência, não sabia falar, seus professores acreditavam que ele era deficiente intelectual e que jamais iria ser um nome promissor na ciência.
Um exemplo de persistência é de Albert Einstein, o seu percurso de vida não foi fácil, foram muitos altos e baixos até alcançar o reconhecimento e o sucesso. Durante o período escolar, ele tinha dificuldades com algumas disciplinas e suas notas não eram das melhores, no entanto, eu não deixo de ter autoconfiança.
Quando adulto, também existiram dificuldades para conseguir uma colocação no mercado laboral. Mas, quando conseguiu uma oportunidade e o apoio certo, começou sua trajetória até ganhar o prêmio Nobel.
Viu, só? Mesmo com todas as adversidades que enfrentou durante o seu caminho, Albert não desistiu, ele sabia do seu potencial e habilidades, dessa forma, se até Albert Einstein não deixou de acreditar em si, você também não deveria.
- Cuide-se
Para que uma máquina execute seu trabalho com perfeição, ela precisa estar com todos os seus componentes funcionando corretamente, com você, não é diferente. Não deixe que seus problemas fazem com que você esqueça de cuidar de si. Procure realizar intervalos durante as jornadas de estudo, faça atividades físicas com regularidade e tenha uma alimentação balanceada.
6. Planeje e execute
Todos nós possuímos sonhos, certo? Mas nem todos os indivíduos sabem como executá-los, para que deixem de ser apenas sonhos e vire realidade. Talvez, o maior problema para que isso ocorra, seja a falta de planejamento. Quando você trilha a rota em que irá passar, você terá ciência dos desafios a serem enfrentados.
Quem não planeja, acaba fazendo tudo sem pensar na execução, por isso, não alcançam o êxito. Planeje suas metas, sejam elas diárias ou para o futuro, fazendo isso, você terá uma visão do que você já conseguiu, o que falta e ainda terá mais controle para evitar possíveis interrupções imprevistas.
Dessa forma, quando você for executar seus planos de metas, com o planejamento, a execução será mais fácil.
Esperamos que com esse conteúdo, você persista nos seus sonhos. Não deixe de estudar, não pense em desistir, continue acreditando no seu potencial. Para conseguir seus objetivos será questão de tempo!
Vamos juntos!