Como controlar a ansiedade para o Exame da Ordem?

Olá, OABeiro (a)! 

Durante uma preparação para um certame do nível do Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, é bastante  comum que o nível de stress e outras preocupações aumentam durante a sua jornada até a sua aprovação. 

Atualmente, a ansiedade tem sido um mal que assola diversas pessoas, inclusive os estudantes. Para que se  tenha uma ideia em números, o Brasil é o país que possui a maior taxa de transtorno de ansiedade no mundo,  de acordo com o estudo realizado pela OMS. 

Aproximadamente, 9,3 % dos brasileiros possuem algum tipo de transtorno de ansiedade. Pensando na sua  aprovação, a equipe CERS criou esse material para que você saiba como controlar a ansiedade na hora de  realizar o seu Exame de Ordem. 

Vamos juntos! 

Saiba como controlar a ansiedade para o Exame de Ordem 

O que é o transtorno de ansiedade? 

De um modo geral, o transtorno de ansiedade é quando se ultrapassa os limites comuns de algumas emoções,  de tal forma que o indivíduo não consegue ter qualquer tipo de reação sobre o que esteja ou irá acontecer. 

Por exemplo, imagine que, você fará uma entrevista para alcançar um novo cargo em uma empresa. No  momento em você está saindo de casa, o seu coração fica muito, mas muito acelerado, seu corpo começa a  transpirar além do normal. 

No momento em que isso acontece, diversas dúvidas e incertezas surgem na sua cabeça, pronto! Esse é o  cenário de uma crise de transtorno de ansiedade. A partir desse momento, realizar a atividade será como um  martírio para você. 

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, “lesa a autonomia e prejudica a realização de atividades  simples e corriqueiras”, caracteriza o médico Antônio Geraldo da Silva, diretor da Associação Brasileira de  Psiquiatria. 

Como saber se tenho transtorno de ansiedade? 

Entenda que, existem vários níveis de transtorno de ansiedade, se for necessário, procure uma ajuda de um  profissional da área de saúde, mas veja alguns sintomas recorrentes em pessoas que possuem algum  transtorno de ansiedade: 

Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar) 

Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer 

Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho 

Medo extremo de algum objeto ou situação em particular 

Medo exagerado de ser humilhado publicamente 

Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade Pavor depois de uma situação muito difícil.

Dicas para controlar a ansiedade 

Exercício físico 

Movimente-se, caro (a) OABeiro (a)! Pode parecer estranho, mas realizar qualquer atividade física poderá ser  um auxílio rápido para acabar com uma crise de transtorno de ansiedade. A movimentação engendra liberação  hormonal, energia e transformação. Toda essa movimentação vai gerar e liberar testosterona, serotonina e  oxitocina, isso gerará alguns fatores que afastam a ansiedade do seu corpo. 

Preocupe-se menos 

A preocupação pode ser o combustível da sua crise de ansiedade. De acordo com o dicionário, a preocupação  define-se da seguinte forma: 

Preocupação 

Substantivo feminino 

  1. 1.

Prevenção, opinião antecipada, ou a primeira impressão que uma  

coisa fez no ânimo de alguém. 

  1. 2.

Ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir  

sofrimento moral.

OABeiro (a), você consegue visualizar que a preocupação é algo que poderá acontecer ou não? Pois bem, caro  (a) amigo (a), ficar se preocupando com algo que talvez nem possa acontecer, faz sentido? 

É comum que todos tenham medos, no entanto, não deixe que seus medos se tornem em angústias, não deixe  que seus pensamentos dominem a sua mente e impeçam o alcance dos seus objetivos. Lembre-se, positividade  gera positividade! 

Respiração 

Quando estiver tendo uma crise de ansiedade, provavelmente, sua respiração ficará mais rápida e ofegante. O  ideal nesse momento é que você não deixe a ansiedade atrapalhar a atividade que esteja sendo executado,  por isso, controle a sua respiração. O desejável é que você inspire em 3 segundos, segure o ar em 3 segundos,  por fim, solte o ar em 6 segundos pela via oral. 

Não se compare aos outros 

Evite ao máximo comparações com amigos ou conhecidos que já foram aprovados no Exame de Ordem,  sempre vão existir estórias absurdas de aprovações, lembre-se, cada pessoa tem uma luta e estória  diferente. Não diminua ou comparece às suas conquistas com os outros, enaltece as suas vitórias e onde você  está hoje, pensamentos negativos não vão te ajudar, no máximo, vão apenas dificultar o que você esteja  fazendo. Valorize-se! 

Por fim, OABeiro (a), não deixe que a ansiedade atrapalhe os seus sonhos! Ressalta-se que, essas são dicas  para minimizar a ansiedade, contudo, não deixe de procurar a ajuda de profissional da área de saúde se for  necessário. 

Vamos juntos!

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