Como planejar a sua rotina de estudos para OAB?

Como ter sucesso nos estudos para OAB?

 

Olá OABeiro! Organizar o tempo e os materiais de estudo/aperfeiçoamento, além de administrar as diversas atividades do dia a dia é um grande desafio, principalmente quando somos cobrados incessantemente por resultados, seja pela família ou pelo trabalho. Para quem se prepara para provas importantes como a prova da OAB, o emocional pode interferir na boa divisão das tarefas. Sendo assim, separamos algumas dicas importantes que irão auxiliá-los na obtenção de uma rotina estratégica e equilibrada. Confira!

 

ESTABELEÇA HORÁRIOS ESPECÍFICOS DE ESTUDO

Em qual(is) turno(s) do seu dia você consegue ser mais produtivo nos estudos? Responda a esta pergunta para, só então, estipular a quantidade de horas que você tem disponível para a sua preparação, dentro do(s) referido(s) turno(s) do seu dia.

Uma vez feito isso, siga, invariavelmente, esse horário de estudo, tratando-o com o maior comprometimento possível, de modo a garantir uma continuidade segura nos estudos.

 

ORGANIZE, LITERALMENTE, O SEU AMBIENTE DE ESTUDOS

Em termos claros, dificilmente você conseguirá ter um bom rendimento nos estudos com o seu “espaço pessoal” desorganizado (mesa com amontoados de livros, cadernos, papéis, materiais escolares etc.) e sem uma identidade visual que o agrade.

Isso porque, sem dúvidas, o seu ambiente de estudos influencia diretamente o seu desempenho na preparação rumo à sonhada aprovação.

Se necessário, utilize pastas organizadoras e nelas direcione os seus vários materiais pessoais e acadêmicos, de modo a facilitar a sua busca pelo conteúdo adequado ao seu estudo no momento.

 

MANTENHA O SEU MATERIAL DE ESTUDOS ORGANIZADO E ATUALIZADO

Certamente, de nada valerá uma rotina intensa de dedicação aos estudos em um ambiente adequado se o seu material utilizado na preparação estiver desatualizado ou, ao menos, desorganizado.

Inicialmente, faça blocos de materiais separados por disciplina, realizando, nesse momento, o descarte daqueles inservíveis e a adaptação daqueles que, embora estejam desatualizados, possam ser adequados, por você, às inovações correlatas.

Na dúvida se você está munido de um material organizado e atualizado, conte sempre conosco para fornecer o melhor do conteúdo a ser estudado por você, de forma direcionada e específica para o Exame de Ordem.

 

QUE TAL APLICAR TUDO ISSO UTILIZANDO A “TÉCNICA POMODORO”?

Agora que você tanto organizou a rotina e ambiente de estudos quanto reuniu consigo materiais adequados e atualizados, experimente iniciar sua preparação fazendo uso da chamada “Técnica Pomodoro”.

Trata-se de um método de aprendizado que se propõe a aproveitar, ao máximo, o seu tempo de preparação, dividindo os estudos em blocos de 30 minutos, dos quais 25 são de dedicação total ao estudo e 5, de intervalo (com a realização de atividades alheias ao estudo, como uma caminhada pela casa ou um alongamento, contanto que não afetem o conteúdo absorvido).

E aí, OABeiro curtiu essas dicas? Esperamos que sejam um diferencial para conseguir a sua tão sonhada vermelhinha! 

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Dicas de preparação para a prova da OAB

Olá, OABeiros (as). Tudo bem? Como vai a rotina de estudos? Aqui vamos conferir dicas ...

3 passos para alcançar a aprovação na 1ª fase da OAB XVIII

1) Professores qualificados Ser orientado pelos maiores especialistas em provas da OAB reflete diretamente ...

Minha primeira vez na OAB

A primeira fase do XXIV Exame da Ordem será realizada no dia 19 de ...

Confira a programação de Hoje do Quarteto OAB XXXI

O CERS traz mais uma novidade para te ajudar nos estudos visando a aprovação ...