1ª FASE OAB: QUAL O MELHOR JEITO DE ESTUDAR?

Estudar para a 1ª fase da OAB demanda bastante dedicação e organização, principalmente pela grande quantidade de questões e disciplinas abordadas na prova. É normal, portanto, que muitos estudantes tenham dúvidas sobre qual o melhor método de estudos para a OAB 1ª fase.

Por esse motivo, trouxemos aqui algumas considerações sobre esse tema, apresentando dicas para que você otimize seus estudos e turbine sua preparação para a prova da OAB.

 

HÁ UM JEITO CERTO DE ESTUDAR PARA A 1ª FASE DA OAB?

Na sua preparação, é importante entender que cada estudante tem suas particularidades e características próprias – e, por isso, é quase impossível haver um único meio certo de estudar e se preparar para a 1ª fase da OAB. Desse modo, o jeito correto de estudar é aquele que mais se adequa ao seu estilo de estudos, sua rotina e seu jeito de raciocinar e aprender as disciplinas.

Existem, porém, alguns passos importantes que todo advogado precisou trilhar para obter sua tão sonhada aprovação.

 

A ORGANIZAÇÃO É A CHAVE!

Por ser uma prova relativamente extensa, com várias disciplinas diferentes e muitos assuntos para estudar, um dos pontos mais importantes a ser trabalhado é a organização. Ao fazer seu planejamento de estudos, considere as disciplinas a serem trabalhadas, quantas provas anteriores existem para serem feitas, as aulas a serem assistidas e, é claro, lembre também das suas outras atribuições, como compromissos e seu horário de trabalho, por exemplo.

Além disso, um exercício de autoconhecimento é fundamental para que você tenha sucesso nesse planejamento. Isso pode ser feito a partir de reflexões pessoais, como:

  • “Quais disciplinas eu tive mais dificuldade durante o curso?”
  • “Quais são os assuntos que eu mais tenho familiaridade?”
  • “Quais pontos eu acredito serem os mais importantes a se trabalhar antes da prova?”

Após refletir sobre esses aspectos e entender suas maiores dificuldades para a prova, será mais fácil montar um plano de estudos estratégico de sucesso, cobrindo todos os assuntos com os quais você não tem tanta familiaridade e com tempo para que você revise as disciplinas que mais gosta.

 

DISTRIBUIR O TEMPO É FUNDAMENTAL!

Como vimos, é essencial que você estude todas as disciplinas da prova, e não somente algumas específicas. Entretanto, é interessante que você distribua o tempo entre as matérias e assuntos, principalmente respeitando a proporcionalidade das questões na prova e as suas maiores dificuldades.

Ao distribuir o tempo de estudo de cada disciplina, dedique mais tempo àquelas que são mais difíceis para você, elaborando mapas mentais ou resumos para te ajudar a revisar as matérias com as quais você tem mais familiaridade.

 

VARIE OS MÉTODOS!

Ao estudar, procure alternar os métodos ou técnicas adotados – isto é, não foque somente nas doutrinas ou resumos, nem tampouco fique apenas na resolução de questões.

Uma preparação completa envolve o estudo da teoria (aulas e doutrinas), fixa com resumos e mapas mentais (e outros meios de  revisão), abrange a lei seca, as súmulas e jurisprudências e, por fim, traz a resolução de questões.

 

PRATICAR É IMPORTANTE!

Um erro que muitos estudantes cometem na sua preparação para a OAB é não resolver as provas anteriores ou fazer poucas questões ao longo da sua preparação. Lembre-se sempre, portanto, de solucionar simulados e questões anteriores para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Outra dica valiosa é simular as condições da prova, ou seja, reservar alguns horários para resolver provas anteriores por inteiro, simulando as condições da prova oficial. Nesses momentos, corte o acesso ao celular, fique sozinho em um ambiente fechado e resolva a prova sem consultar doutrinas ou resumos. Assim, você vai se sentir mais próximo ao dia da prova e testará seus conhecimentos nas mesmas condições do dia da prova.

 

Gostou das dicas? Com organização, estudo e prática você terá a melhor preparação possível e conseguirá a tão sonhada aprovação.

Bons estudos! 

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Confira a programação de hoje da Semana da OAB

Nos dias 10 e 11 de outubro, você confere as transmissões gratuitas da Semana ...

Descriminalização do uso das drogas pelo STF

Na última quarta-feira, 19 de agosto, o STF começou o debate sobre a descriminalização ...

ATENÇÃO: Termina hoje prazo de pagamento da repescagem OAB

Atenção OABeiros que se inscreveram no reaproveitamento do Exame de Ordem. Termina hoje prazo ...