2ª FASE OAB: COMO ESCOLHER A DISCIPLINA?

É fato que a OAB está sempre na mente dos estudantes de Direito, que desde o começo do curso já pensam sobre a tão sonhada aprovação e os passos que a antecedem – dentre eles, é claro, está a escolha da disciplina para a 2ª fase.

Vários fatores interferem nesta escolha, tais como aptidão, afinidade com a matéria, grau de dificuldade ou ainda a incidência de temas cobrados historicamente pela banca. Em meio a tantas dúvidas, como decidir?

Separamos aqui algumas dicas valiosas para te ajudar nessa escolha. Confira!

 

 

COMO ESCOLHER A DISCIPLINA DE 2ª FASE OAB

É sabido que há diversos fatores que podem e devem influenciar sua decisão. Primeiramente, é preciso entender que o Exame de Ordem tem a missão de aferir seus conhecimentos amplos na 1ª Fase, que tem 80 questões objetivas, enquanto a 2ª Fase almeja medir seu raciocínio jurídico específico dentre as sete disciplinas previstas no Edital – as quais são Trabalho, Penal, Civil, Tributário, Administrativo, Empresarial e Constitucional.

Como você precisa indicar a disciplina escolhida para a 2ª fase ainda na inscrição, antes mesmo de fazer a 1ª etapa, há bastante tempo para refletir sobre todos os fatores envolvidos na decisão, incluindo a familiaridade com os assuntos, seus interesses, seu histórico acadêmico e vários outros.

 

FAMILIARIDADE COM A DISCIPLINA

Um dos primeiros passos na decisão é ter em mente que não há disciplina mais fácil ou mais difícil, mas há aquelas com as quais você tem mais ou menos familiaridade – e isso é um fator muito importante a se considerar.

Não é obrigatório que você escolha a área que mais gosta, mas é importante lembrar que a aprovação na 2ª fase da OAB requer muita dedicação e estudo, e todo esse processo pode ser ainda mais árduo se você passar várias horas do seu dia estudando uma matéria que não gosta.

Além disso, é esperado que as disciplinas com as quais não há tanta afinidade sejam também mais difíceis ou complicadas. Como a OAB já demanda bastante do seu emocional, vale a pena refletir se optar por essa disciplina não vai trazer ainda mais desgaste e dificuldades ao longo dos seus estudos.

 

ATENÇÃO AOS EXAMES ANTERIORES

Um fator importante a se considerar, também, envolve as temáticas e questões trazidas pelas provas anteriores do Exame. Vale a pena fazer uma pesquisa detalhada sobre eles, avaliando o estilo de questões cobradas, as peças solicitadas, os assuntos mais cobrados e qual sua familiaridade para com eles – além, é claro, da dificuldade das questões em relação aos seus estudos.

Essa análise, sem dúvidas, será muito produtiva para te ajudar a entender o que foi cobrado anteriormente e, assim, te ajudar na construção de sua opção. Essa observação vai lhe proporcionar o entendimento do grau de dificuldade e das probabilidades dos assuntos abordados.

 

CONSIDERE SUAS VIVÊNCIAS E HISTÓRICO

Como já visto, a aprovação requer muita dedicação e tempo. Por isso, um aspecto a ser considerado que pode facilitar bastante sua preparação é a reflexão sobre suas vivências e estudos anteriores.

Nesse sentido, pense na sua trajetória acadêmica e relembre, por exemplo, das aulas em que tinha mais facilidade e que mais gostava de estudar. Além disso, vale a pena rememorar estágios, grupos de pesquisa que você participou ou trabalhos que fez durante a graduação – com os quais você provavelmente tem mais familiaridade e experiência, o que pode te ajudar bastante na sua preparação.

 

Gostou das dicas? Antes de decidir a disciplina da 2ª fase, leve em considereração todos esses pontos e você certamente chegará na decisão mais acertada. Boa sorte e bons estudos!

 

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

2ª fase da OAB flexibilizada por localidade?

2ª fase da OAB flexibilizada por localidade?

O Professor Renato Saraiva, em entrevista à Folha Dirigida, tratou da possibilidade de que ...

Você está pronto para ganhar esta causa?

Ao defender uma causa, o advogado precisa estar bem preparado. Argumentos, provas, jurisprudência sobre ...

Aprenda hoje como ter uma rotina excelente de estudos

Organizar o tempo e os materiais de estudo/aperfeiçoamento, além de administrar as diversas atividades ...