2º fase OAB: Ainda tem dúvidas sobre qual disciplina escolher? Confira as disciplinas com maiores índices de aprovação!

Olá, OABeiros! Está se preparando para a 2ª fase da OAB e não consegue decidir qual disciplina escolher? Não se preocupe! Confira as dicas cruciais que preparamos para vocês e alcance a tão sonhada carteirinha vermelha!

Confira!

✅ Áreas da opção para a prova prático profissional

No momento da inscrição para o Exame de Ordem, o examinando deve indicar a área jurídica (matéria) em que deseja realizar a prova prático-profissional: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Tributário.

E aí que começa a terrível dúvida: qual área jurídica escolher para prestar o Exame de Ordem? Uns falam que a área mais fácil é Direito Penal. Outros dizem que é Direito do Trabalho.  

O que fazer? Não se preocupe! Agora que vocês já sabem as opções de matérias, vamos analisar os dados e estatísticas disponibilizados pela OAB,  referentes aos seus exames, com o maior índice de aproveitamento:

✅ Área jurídica com maior aprovação no Exame de Ordem

As estatístico da FGV, demonstrou que muito embora seja considerada uma área difícil, os índices de aprovação de Direito Civil são superiores quando comparado com Direito do Trabalho, que, por sinal, é uma das áreas que menos aprova. Na contramão do consenso criado é que o Direito Constitucional é a área que possui, na média, maior índice de aproveitamento.

Porém, como Direito Constitucional  tem pouquíssimos inscritos, é de se esperar que o seu índice de aprovação seja maior, afinal, aqueles que a escolheram provavelmente tem muito mais familiaridade com a área.

 

✅ Atenção! 

É essencial relembrar que, ainda assim, não há matéria mais fácil que a outra: todas elas serão cobradas em um mesmo grau de dificuldade dentro de sua própria área, com questões equilibradas e pertinentes. Os índices devem ser um mero guia para orientar uma decisão racional.

Ou seja, para escolher a disciplina certa, você deve considerar esses aspectos citados anteriormente. Caso ainda esteja em dúvida entre duas ou mais disciplinas diferentes, analisar as estatísticas do exame pode ser útil para finalmente escolher aquela que tem maiores chances de aprovação. 

Boa sorte!!!!

 

Leia também: Como escolher a disciplina certa para a segunda fase da OAB

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *