30 dias para Prova da OAB: Confira o que não deve fazer!

Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Sabemos que a ansiedade nesse momento toma conta dos pensamentos, pois faltam apenas 30 dias para Prova da OAB que vai fazer você conseguir a tão sonhada vermelhinha!

Sabemos também que a reta final de preparação para a prova do exame de ordem é um dos momentos mais difíceis, tendo em vista o cansaço provindo do tempo de estudo que você já dedicou e toda a ansiedade e nervosismo que são tão presentes durante esse período.

Essa é a hora de pôr em prática o que foi estudado e pensando em você reuniremos aqui algumas dicas que irão auxiliar você a não perder o foco e manter a calma nessa reta final.

Vamos juntos!

O que fazer na reta final de preparação?

Defina Metas Diárias de Horas de Estudo

Um meio muito eficaz de se manter fiel ao plano de estudos que você definiu desde o início, é estabelecer uma meta diária de horas para se dedicar a leitura dos resumos e resolução de provas anteriores.

Ao saber quantas horas por dia você precisa focar para estudar, fica mais fácil cumprir essa meta. Sempre que há clareza nas atividades que devem ser feitas ao longo do dia, a probabilidade de realizá-las é  bem maior.

Além dessa definição das horas, é importante escolher um momento estratégico ao longo do dia para estudar.

Nesse momento, você já deve ter percebido em que momento do dia consegue se concentrar mais e ter uma melhor qualidade no seu tempo de estudos. E também conhece sua rotina, sabendo quando tem mais tempo livre e a que horas terá possíveis compromissos.

Seja Honesto com você mesmo

É importante fazer um mapeamento acerca das maiores dificuldades encontradas durante a preparação.

Caso sua dificuldade seja em relação a foco, é interessante procurar um coach que poderia auxiliar na procura de tudo aquilo que está tirando o foco e poderia também, tendo em vista a sua rotina, preparar um método de estudos adequado a sua realidade.

Caso sua dificuldade seja em relação a determinada matéria, é importante destacar o material físico da referida disciplina em cores diferentes e adequar uma cor em especial para aquele assunto onde há mais dificuldade, onde desta forma, sempre que for feita a revisão, você lembrará que aquele deverá ser tratado de forma especial.

Outro ponto bastante importante é anotar seus pontos positivos, o que progrediu durante a preparação, para que quando o desânimo ou a falta de foco chegarem, você perceber que é possível sair daquela bolha, uma vez que já enfrentou outras dificuldades e conseguiu passar por elas com perseverança.

Aprimore Pontos Francos e Continue aperfeiçoando os pontos fortes

É importante que durante sua preparação, você faça uma análise daquilo que mais tira você do foco e de suas dificuldades, para que dessa forma, encontre meios para aprimorar tais impasses.

Essa análise pode ser feita de forma pessoal, onde você mesmo, com atenção, sinaliza esses impasses, ou com o auxílio de um profissional.

Além disso, é importante dedicar um tempo maior em seu roteiro de estudos para aquela disciplina onde você atinge um percentual menor de acertos nos simulados em prova, uma vez que enfrentando aquilo que você possui mais dificuldades é melhor maneira de superá-las.

Ademais, é importante não deixar cair no esquecimento aquilo que você não possui dificuldades, posto que pode perder o foco, destarte, é míster continuar estudando com ênfase as matérias e assuntos que você já possui domínio para que seus resultados sejam ainda melhores.

Mantenha o ritmo nos estudos faltando 30 dias para prova da OAB

É importante não ter em mente a ideia de “dar um tempo para esfriar a cabeça”. Evidentemente você deve também descansar sua mente, mas esse tempo não pode ser prolongado para que não se transforme em uma procrastinação, isso porque quando passa-se muito tempo sem realizar alguma atividade rotineira, quando volta-se a realizar, torna-se uma atividade mais cansativa e árdua, devido a perda do foco que houve.

O que não fazer faltando 30 dias para prova da OAB?

Não Realizar Simulados por medo de não obter o resultado esperado

Sabemos bem que uma das melhores formas de aprender e fixar o conhecimento adquirido durante toda a rotina de estudos é realizando simulados. Isso porque esta prática é utilizada como um medidor do aprendizado, de modo que seus estudos são guiados de acordo com o seu desempenho.

 Porém, durante a realização de tais simulados, muitos estudantes desanimam quando não conseguem a pontuação almejada. Muitas vezes estes vão realizar a prova com esse medo, porque durante os simulados não acertaram o quantitativo de questões que desejavam.

Você deve compreender que se não obteve uma boa pontuação nos simulados, não necessariamente acontecerá o mesmo durante a prova.

Tudo irá depender do seu esforço, dedicação e do seu psicológico naquele momento. Estar munido de autoconfiança é primordial para que você consiga a tão sonhada vermelhinha.

Não estudar os temas de alta incidência, pelo fato de serem mais complicados e extensos

Apesar de muitos estudantes considerarem os temas mais incidentes como mais complexos ou mais difíceis, estes são uma das peças chaves para que você garanta a tão sonhada vermelhinha.

Isso porque, você estará focando no que realmente importa, o que otimiza (e muito) seu tempo de estudos e faz com que você não se perca no rol tão extenso de disciplinas a serem estudadas. 

Fazer Simulados sem o uso de máscara faltantando 30 dias para Prova da OAB

Com a nova realidade em que vivemos, onde o uso da máscara para a realização do Exame de Ordem é obrigatório, é imprescindível que você realize seus simulados fazendo o uso da máscara e cronometrando o tempo.

A fim de que você perceba como irá reagir no momento da realização na prova e observe também se esse uso causa algum impacto na produtividade da realização das questões, de forma que cause atrasos. 

Ser pessimista faltando 30 dias para Prova da OAB

Primeiramente é importante manter o pensamento de que a autoconfiança deve ser uma característica levada para todas as situações da sua vida. Com essa confiança, você,  futuro advogado (a), tem um combustível a mais no “tanque” para conseguir sua aprovação no Exame de Ordem.

A autoconfiança é a grande responsável por muitas conquistas. Ela é capaz de transformar mentalidades e ajuda a materializar sonhos antes tidos como impossíveis, uma vez que nos impulsiona a conseguí-los.

Com autoconfiança e autoestima elevadas, ainda que vindos com humildade, sem orgulho ou arrogância, não há erro: conquistaremos tudo aquilo o que almejamos.

Não conferir o nosso curso gratuito Contagem Regressiva – 30 dias para Prova da OAB

Sabendo de todos os desafios enfrentados por você OABeiro (a) nessa etapa tão decisiva, preparamos um curso completamente gratuito para impulsionar mais ainda seu cronograma de estudos nessa reta final.

O curso conta com: 70 horas de Aulas Interativas ao vivo; Certificado com 70h de aulas; Plano de Estudos Personalizado; Cronograma de Estudos; 3 Simulados Inéditos com Correção em Vídeo; Concurso Cultural de 10 bolsas de curso para 2ª Fase. Você não pode perder! Confira:

 

Agora, é só relaxar a mente, manter o foco e seguir essas dicas. Assim, não há erro: logo mais você estará com sua vermelhinha em mãos! 

Confira nossas dicas de como aumentar a sua pontuação nos simulados!

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Hoje, às 19h: fórum online com Flavia Bahia

Preparado para o último dia de transmissões dos Fóruns Temáticos Gratuitos? Nesta terça-feira, dia ...

Tem dificuldade em alguma disciplina? Não fuja dela!

Estudar para concurso significa enfrentar disciplinas com conteúdos inéditos, extensos e que nem sempre ...

Dica de 1° Fase OAB: Progressão de regime

  Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Por meio de uma análise realizada pelo ...

Vamos juntos SP: uma nova conexão se inicia

Como você deve saber, 2016 está sendo um ano de expansão e grandes resultados ...