Os 32 anos da Constituição Cidadã

Referência da história política contemporânea do Brasil, a promulgação da chamada Constituição Cidadã, em 5 de outubro de 1988, foi marcada por discursos e muita emoção. Como bem disse, há época, Ulisses Guimarães, “esperamos esta carta como um vigia anseia pela aurora”. Certamente o principal símbolo do processo de redemocratização nacional, a constituição Federal completa 32 anos nesta segunda-feira (5). O Direito Constitucional é o primeiro a ser observado em toda atuação do Judiciário. A Carta Magna rege os princípios de uma pátria que, a todo momento, retoma a suas linhas na busca de apaziguar seus conflitos e dessabores. Confira o vídeo da professora Flávia Bahia, nossa querida constitucionalista, que, com maestria, emoção e a dose certa das palavras, conceituou Os 32 anos da Constituição Cidadã.

Confira o vídeo:

Os 32 anos da Constituição Cidadã

Acima de tudo, a Constituição ampliou nossas liberdades e direitos sociais. A professora Flávia Bahia ressalta ainda as questões referentes ao meio ambiente. Uma temática importante e, por diversas vezes, negligenciada. “Defendeu o meio ambiente como nenhuma outra Constituição”, aponta. O fato, é que a promulgação da CF significa um reinício do ordenamento jurídico da país. Sem o norte da Carta, estaríamos órfãos e reféns de forças pouco republicanas.

Constantes adaptações

Emendado 99 vezes, o texto exige aperfeiçoamentos constantes, segundo especialistas. Mas a essência de preservação da cidadania, das instituições e da unidade do Estado são mantidos. Após 21 anos de ditadura militar, passou a vigorar a Constituição como instrumento que proporcionou a criação de mecanismos para evitar abusos de poder do Estado.

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Qual disciplina escolher na segunda fase OAB?

Uma pergunta para você, examinando: já tem certeza da disciplina que vai escolher para ...

OAB volta a bater de frente com o MEC

Mais uma vez a OAB veio a público proferir críticas ao Ministério da Educação ...

OAB desmente concessão de carteira de advogado para deputado

Repercutiu bastante nas redes sociais nos últimos dias, a falsa informação de que a ...

Por onde começar a Prova de 2ª Fase OAB?

Esta é uma dúvida frequente: Por onde começar a Prova de 2ª Fase OAB?. Fique ...