5 dicas essenciais para sua aprovação na 2° fase do Exame de Ordem

Sabemos que durante a preparação para a segunda fase, muitos oabeiros ficam desesperados com tanta ansiedade, pois a prova subjetiva é a última etapa para você conseguir a tão sonhada carteirinha vermelha da OAB.

A prova é composta por quatro questões dissertativas e uma peça profissional, focada apenas na área que você escolheu.

Sabendo o quanto esta batalha está sendo difícil e cansativa, nós preparamos um conteúdo, que será seu grande diferencial.

1 – Domine o Vade Mecum

Diferente da prova objetiva, em que não é permitido qualquer tipo de consulta. A prova subjetiva possui a possibilidade de consultar a legislação geral durante a prova, desde que não seja comentada, comparada ou anotada. Assim como os códigos organizadores e o Vade Mecum podem ser utilizados, desde que não possuam anotações,comentários ou remissões.

Portanto, será seu grande aliado nessa etapa, mas nada adiantará ter o acesso se você não o conhecê-lo e perder tempo procurando a resposta. Você precisa estar familiarizado, ter boas marcações e dominar o índice. Pois, se não houver esse contato prévio no dia da prova não irá te salvar mas sim irá te atrapalhar e fazer com que você perca tempo.

2 – Gestão do tempo

5 horas de prova, parece muito tempo não é?! Mas, na prática o tempo passa muito rápido. Por isso conhecer o tempo disponível que você tem para a resolução da prova é fundamental. É preciso que você tenha a convicção de que 5 horas serão suficientes não só para responder todas as perguntas, como também para preencher a folha de resposta.

A melhor forma de você aprender a gerir seu tempo é realizando os simulados, pois eles recriam as condições da prova e permite que você obtenha segurança e prática, evitando surpresas.

3- Tenha cuidado na sua saúde

Você pode até dominar o conteúdo e obter a prática da resolução de questões, mas se estiver cansado demais por não ter descansado o suficiente, é provável que isso te prejudique quando você for realizar a prova.

Para que você não perca todos os esforços que teve estudando para fazer a prova, tenha uma alimentação saudável e reserve um tempo para o descanso, assim, sua saúde não irá te prejudicar nessa etapa final.

Nessa etapa de preparação é fundamental ter uma rotina saudável de descanso, exercícios e boa alimentação. Lembrando que nos dias que antecedem a prova o cuidado deve ser redobrado.

4 – Controle emocional

Com toda pressão da família e dos amigos, as comparações, o medo e o nervosismo, é possível que suas emoções estejam à flor da pele. Ter controle emocional nesse momento é fundamental para exercitar a gestão de sentimentos. De modo a ressignificar as sensações ruins, respeitar nossos limites e avaliar cada situação antes de manifestá-las.

O emocional é um dos pontos decisivos para sua aprovação. A ansiedade e nervosismo são seus grandes inimigos que devem ser vencidos. Portanto, é necessário segurança e confiança para alcançar o equilíbrio emocional.

5 – Cuidado na escrita

Uma das maiores dificuldades neste desafio é desenvolver uma peça com conhecimento jurídico e boa escrita. Adquirir uma boa escrita demanda treino, pois o hábito de escrever todos os dias irá exercitar sua mente. Além de desenvolver sua criatividade de produção. Com o cérebro em constante atividade a escrita se tornará um hábito.

 

Vamos juntos!

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OABEIROS: É hora de manter a calma e a esperança

Não etá sendo fácil digerir a notícia da suspensão do calendário OAB nos Exames ...

A importância do estágio na advocacia

Em todas as carreiras o estágio, que em alguns cursos inclusive é obrigatório, é ...

Dica para 1ª Fase OAB: Direito Penal

Olá, OABeiro! Está com dedicação total na preparação para a 1° fase da OAB? ...

“Estável” pode significar “melhor”?

Quando um médico fala que o paciente está "estável", pode estar falando que houve ...

OAB divulga nota de repúdio às declarações de Bolsonaro sobre o Exame de Ordem

Autodeclaração de raça é um requisito para inscrição na OAB!

Atenção, Oabeiros! Nesta última segunda-feira, foi aprovado pelo Pleno do Conselho Federal da OAB, ...