5 dicas para ser aprovado na 2° fase da OAB. Confira!

Justiça não reconhece vínculo empregatício entre advogada associada e escritório

 

E aí, OABeiros de plantão!!

Está se preparando para a 2° fase da OAB? Essa é uma etapa muito temida pelos OABeiros, mas com uma boa preparação você terá total condição de disparar no ranking. Confira este material que preparamos especialmente para você! VAMOS JUNTOS?

5 DICAS PARA SUA APROVAÇÃO NA 2° FASE:

 

1. ATENÇÃO NOS ENUNCIADOS 

A priori, ao visualizar a questão, grife as palavras mais importantes do texto da pergunta, através de uma leitura detalhada. Identifique qual pergunta está sendo feita, e leia novamente para extrair os dados que precisa para responder, desse modo você terá mais praticidade ao formular sua resposta. 

Além disso, em questões com vários itens, é importante que o aluno leia com atenção todas as letras, antes de começar a responder, visto que, muitas vezes, uma resposta elimina ou complementa a outra. 

2. SINALIZE AS QUESTÕES DE ACORDO COM O NÍVEL DE DIFICULDADE

Essa dica você já colocou em prática nos seus estudos para a 1° fase do Exame da Ordem. Dessa forma, é necessário que você leia a prova por completo e marque as questões de acordo com seu nível de dificuldade (ex: fácil, médio e difícil). 

Desse modo, é viável  que  o OABeiro comece pelas questões mais fáceis e, posteriormente,  para as médias e, por fim, deixe as mais difíceis. Dessa forma, poderá garantir o máximo de pontuação possível.

Diante o exposto, iniciar pelas questões que o candidato tem mais facilidade garante que ele fique psicologicamente mais tranquilo. Assim, tentando resolver as mais difíceis no início, muito tempo será perdido e o aluno vai ficar tenso pela demora em resolver.

3. FUNDAMENTAÇÃO DA RESPOSTA 

Além de ter uma resposta com a objetividade, o examinador espera que o candidato fundamente sua resposta com base na lei, jurisprudências e doutrina. Se liga, OABeiro, podemos utilizar como exemplo: Na pergunta “o que significa “Y”?”. Resposta ideal: “Y, segundo a doutrina majoritária é isso. Porém, o entendimento consolidado pelo STF na súmula xx é em sentido contrário, concluindo que Y é aquilo”. Ademais, a lei nos informa que xxx. 

Assim, se tiver acesso à legislação, busque sempre relacionar um artigo ou súmula ao tema exigido na resposta.

SE LIGA NA DICA, OABEIRO:  Não transcreva o texto da lei, tente adaptá-lo às suas palavras.

4. ATENÇÃO ÀS REGRAS GRAMATICAIS

Mesmo que o conhecimento de ortografia, semântica e sintaxe não seja o foco principal da correção da prova, esses aspectos sempre serão relevantes. Diante disso, muitas bancas costumam tirar pontos dos candidatos que apresentam respostas com erros gramaticais.

5. TREINE O SIMULADO ANTES DA PROVA

A princípio, faça treinos simulados de redação, peças e questões discursivas, considerando a mesma quantidade de tempo da prova e a permissão/vedação à consulta de legislação.

Ademais, evite escrever um rascunho e depois repassá-lo à folha de resposta, seja na simulação, seja na prova real. Desse modo, treine para que no dia da prova você tenha segurança para escrever diretamente na folha de resposta, pois transcrever o texto do rascunho tomará bastante tempo, e você correrá o risco de não finalizar a tempo. E, diante o exposto, seria ideal você utilizar o rascunho para listar os tópicos mais relevantes que você identificou como resposta, já procurando eventuais menções à lei, doutrina, jurisprudências, súmulas, etc.

 

E aí, OABeiro! Curtiu essas dicas? Esperamos que sejam um diferencial para conseguir sua aprovação!

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

[URGENTE] OAB cancela Exame de Ordem em 4 cidades!

[URGENTE] OAB não aplicará Exame de Ordem 4 cidades!

Atenção, OABeiros! Acabam de ser publicados pela OAB nacional comunicados sobre a aplicação do ...

Dicas finais: Pressentimento em dobro OAB

Sabe aquele pressentimento de que algo bom vai acontecer? No CERS, está acontecendo exatamente ...

ATENÇÃO: Papai Noel é Advogado

Confirmadas as minhas suspeitas: Papai Noel é Advogado. Não resta dúvidas de que o ...