7 dicas para passar na OAB

Em homenagem aos 7 anos do Portal Exame de Ordem, faremos uma série sobre advocacia e OAB. Acompanhe as nossas matérias e confira conteúdos com orientações valiosas e curiosidades do mundo da advocacia. Para começar, veja 7 dicas para passar na OAB.

Na hora de se preparar para o Exame de Ordem, é preciso organizar as etapas da missão. Um longo caminho deve ser percorrido, mas com um bom plano, você chega lá. Pode apostar! E para ajudar você a conquistar a sua tão sonhada licença para advogar, elencamos indicações certeiras! Confira:

Planejamento: organize seu horário de estudos

É importante que você defina as horas de estudo que você terá ao longo da semana. Assim, você poderá calcular o tempo que será dedicado para cada tema, de acordo com as suas necessidades. Quando for estabelecer o tempo, em consideração quais as matérias que você precisa de maior dedicação. Vale a pena criar um quadro com os dias, horários e disciplinas para não se perder.

Eficácia: estude à sua maneira

Antes de mergulhar nos assuntos, é interessante descobrir a melhor maneira de entender o conteúdo. Todo o seu desempenho no aprendizado vai depender de como funciona o seu cérebro. Alguns estudantes assimilam melhor o que estudam por meio de vídeos ou áudios, enquanto que outros preferem escrever ou elaborar esquematizações. O ideal é você fazer um pouco de tudo, mas priorizar a técnica que o fará lembrar das matérias com mais facilidade.

Guia: siga a orientação de quem entende bem do assunto

Estudar é fundamental e se você o fizer seguindo o caminho certo, pode ter certeza de que estará cada vez mais perto da aprovação! Por isso, escolher um bom preparatório pode fazer toda a diferença nos seus estudos. Dicas valiosas são determinantes para simplificar aqueles assuntos que lhe parecem mais complexos. Na verdade, eles podem ser muito mais fáceis de se entender quando são bem explicados e exemplificados. Por isso, é essencial que você analise o corpo docente do cursinho que escolher. Professores experientes e com didática bem aplicada ajudam milhares de OABeiros a finalmente alcançar seu grande objetivo de passar na OAB.

Treino: resolva questões depois de estudar determinado assunto

Qual a melhor maneira de se preparar para uma missão? Treinando! Dessa forma, você não pode abrir mão de resolver muitas questões. O ideal é que você realize exercícios sempre que terminar de estudar ou revisar determinado assunto. Assim, você conseguirá identificar seus erros e acertos e melhorar onde precisa. Além disso, a resolução de questões é uma excelente maneira de fixação dos assuntos.

Teste: avalie os seus conhecimentos de maneira geral

Após estudar, revisar e resolver questões, é chegado o momento de viver antecipadamente a experiência do dia da prova. Você deve realizar simulados periodicamente para medir o seu tempo médio numa avaliação similar. Além disso, você vai poder ter uma certa vivência de como seria o grande dia, contando com os efeitos paralelos em meio a sua concentração. É uma oportunidade de avaliar o seu emocional, necessidade de hidratação e alimentação e principalmente a sua concentração. Você não vai querer pôr tudo a perder por conta de efeitos que pode ser totalmente previsíveis, não é?

Equilíbrio: mantenha corpo e mente sãos

Após os simulados, você vai perceber como lida com os efeitos corporais e mentais na hora de fazer uma longa prova de conhecimentos. Por isso, é válido praticar exercícios físicos para manter a postura em dia. Escolha de acordo com o seu próprio gosto e aptidão. Além de manter o seu corpo saudável, você ainda estará, de certa forma, acalmando a sua mente. Afinal, um corpo são faz uma mente sã.

Perseverança: siga confiante na sua aprovação

Por fim, mas não menos importante, uma última dica: per-se-ve-ran-ça. Ao longo dos meses ou mesmo dos anos, você vai perceber que muitos percalços aparecerão. Mas você não pode deixar se entregar às dificuldades. Apoio é importante sim, mas se lembre: a sua aprovação só depende de você. No final das contas, ver o seu nome na lista de aprovados será a maior recompensa por todas as etapas que você concluiu bravamente. Será missão cumprida, sonho realizado. A sua carteira de advogado vai abrir e um mundo de oportunidades para você aproveitar e mudar a sua história!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

29.922 aprovados na lista preliminar OAB

Acabamos de receber os dados oficiais por parte do Conselho Federal da OAB. Menos ...

Hoje: Otávio Calvet ministra fórum gratuito sobre Direito do Trabalho

Hoje, os inscritos no 5º Congresso Jurídico Online – Multidisciplinar poderão acompanhar mais um ...

OAB XIX: dicas de Processo Civil

Liquidação de sentença é o procedimento prévio que tem por objetivo tornar certo o ...

Dicas e estratégias para a aprovação na OAB

A prova da OAB, como processo seletivo, tem suas particularidades. Uma preparação específica ajuda ...