PREPARAÇÃO OAB: 8 Estratégias que irão garantir a sua APROVAÇÃO

O Exame da ordem dos advogados do Brasil é o momento chave do fim do curso jurídico. A tensão de todos os anos de estudo caminham para um ponto comum. Logo é possível olhar com receio para as 80 questões da prova. Vencer a FGV depende de toda uma estratégia e é justamente esse o tema do Post Exame de Ordem de hoje. Elaboramos 8 dicas para planejar estrategicamente a sua aprovação.


1. Faça um planejamento de estudos

Quais matérias possuem mais questões na prova? Qual disciplina você vai estudar hoje e quando vai fazer o simulado? Assistir aulas ou estudar a legislação pura? Todas essas dúvidas precisam ser respondidas na compreensão de como se deve estudar. O primeiro passo em qualquer atividade é aprender a lidar com tempo e com a eficiência do estudo. Dessa maneira definir o cronograma e seu grau de produtividade é o primeiro passo estratégico.


2. Leia o edital com atenção

Você não precisa, nem deve, esperar o edital para iniciar o estudo para a prova da OAB. No entanto, assim que ele for publicado é fundamental fazer a leitura de todos os tópicos. O documento traz detalhes da prova, data, horários, o que pode e não pode levar no dia da prova e uma série de instruções sobre todo o Exame de Ordem. Dessa forma, é preciso jogar conforme as regras, então fique por dentro do edital!


3. Retome um Bom Acompanhamento das Aulas

Acompanhar as exposição dos assuntos é a fórmula clássica de estudos. O auxílio dos professores e uma boa sequência lógica do conteúdo são essenciais. Por isso é necessário ter esses momentos como parte da estratégia de estudos. Naturalmente esse será o primeiro ponto de aquisição de conteúdo. Logicamente deverá ser ampliado com a leitura doutrinária e legislativa que é tema do nosso próximo ponto.


4. Doutrina, legislação e jurisprudência

Como se não bastasse estudar toda a legislação, o candidato ainda precisa acompanhar a doutrina e jurisprudência. No entanto, não adianta sair por aí lendo tudo que é publicado pelos tribunais. O aluno precisa ser conduzido por esses assuntos pelos professores, que sabem filtrar quais normas são aplicáveis para o Exame de Ordem. É justamente esse o ponto de conexão com as aulas expositivas.


5. Resolva questões

Você pode até conhecer bem a parte teórica das matérias, porém o exame de ordem exige mais do que isso. É preciso ter uma ideia de como a teoria é cobrada nas provas por meio da resolução de provas anteriores. Além da familiaridade a resolução de questões é um ótimo ponto de revisão. Nesse contexto, foque nos comentários e na extração de dados a partir dessas provas. Dessa maneira você poderá traçar o número de acertos e erros em cada matéria, sabendo exatamente onde se deve melhorar.


6. Resumos de Fixação 

Realize pequenos resumos estratégicos a cada término de atividade. Lembre-se que esses materiais precisam ser simples e curtos, sendo de fácil acesso para a posterior revisão.


7. Revise o conteúdo

A revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta medida é basilar. A melhor forma de estudar é cumprindo todas as etapas de aprendizado: ler e assistir aulas de teoria, resolver questões, revisar o conteúdo, e fazer simulados. Reserve um período em seu cronograma para revisões cíclicas a cada semana ou tópico estudado, e depois de alguns meses, uma revisão geral da matéria.


8. Mantenha o controle emocional

Quando estiver pronto, com o conteúdo bem sedimentado e maturidade para fazer prova, a aprovação vai chegar. Enquanto isso, cuide do seu corpo e da mente, saiba administrar o tempo de resolução de provas, e reserve alguns momentos de lazer com a família.

Vamos juntos!?

Se você gostou dessas dicas, confira também: Está ansioso para o EOAB? Te ajudamos com isso!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Revisaço OAB XXIV 1ª fase: cobertura completa!

Reconhecida como a maior capital do país, concentrando grandes polos culturais, gastronomicos e científicos, ...

Aulas Grátis: Confira a programação!

Atenção, oabeiros! Estamos vivendo um momento de pandemia, onde muitos estudantes estão com mais ...

Intensifique seus estudos para 1ª fase da OAB

Filosofia do Direito – Profº Bernardo Montalvão O critério, segundo Dworkin, aplicável às regras ...