Faltam 90 dias para repescagem OAB

Faltam exatamente 90 dias para repescagem OAB do XXIV Exame da Ordem. Para ajudá-lo a conquistar a tão sonhada aprovação, deixo aqui algumas dicas importantes.

Sobre o tempo

– É preciso equilibrar uma vida saudável com o esforço sincero em busca do aprendizado. A atividade física de ficar sentado estudando exige tanto condicionamento quanto a atividade atlética. Não é fácil disciplinar o próprio corpo para resistir a horas e horas estudando. Não se esqueça de dar uma “paradinha” de vez em quando, para ouvir uma música, tomar um café ou algo parecido. Isto não prejudica o estudo, ao contrário, auxilia e faz o rendimento médio subir. O ideal é que você faça períodos de hora ou hora e meia seguidos por 10 a 15 minutos de relaxamento. Os intervalos constituem um valioso e indispensável instrumento em qualquer atividade um pouco mais prolongada. Lembre-se: Tempo não se tem, Tempo se faz (Izequias Estevam).

– Não se estresse com o tempo, administre-o. O mais importante não é quanto você estuda, mas como você estuda. Com organização e autodisciplina é possível ganhar tempo (criar tempo + evitar seu desperdício).

Local e material de estudo

– Ao sentar-se para estudar tenha à mão tudo o que vai necessitar: papel, caneta, lápis, livros, códigos, apostilas etc. Não deixe algum material na prateleira, pois ou você vai perder tempo para pegá-lo (ou não volta) ou, como é a regra, por preguiça vai acabar não o consultando. Há quem goste de uma garrafa de água e um copo, ou um pacote de biscoitos. Você é quem sabe, mas cuidado com a alimentação.

– Não se esqueça de que todo o estudo deve ser realizado com material atualizado! A OAB costuma testar se os futuros advogados estão a par das atualizações no mundo jurídico!

– Fique atento e inteirado das regras da banca FGV quanto aos materiais permitidos e proibidos no dia da prova. Isso está no edital. Minimize a possibilidade de situações imprevistas e que podem abalar as suas emoções!

Técnicas de estudo

O foco deve estar no processo de aprendizagem/revisão, resolução de exercícios e de provas anteriores.

 – Consulte os resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore e cores. Ao estudar a matéria, releia os resumos que tiver preparado. Quando o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando você dê uma “passada” por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu aprendizado e memorização. Relembrando aquilo que já foi estudado.

– Releia o texto, revisando o que for mais importante. Veja se respondeu às perguntas formuladas de antemão. Reforce os pontos de menor fixação.

– Aqui, não diferentemente do estudo a longo prazo, treinar peças práticas e responder as questões subjetivas de provas anteriores deve ser realizado de maneira exaustiva. A intimidade com os temas e a familiaridade do padrão de perguntas da banca tem um valor inestimável para o candidato. Relaxe e mantenha, sobretudo, o pensamento positivo!

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

  • Professor do CERS Cursos Online. Advogado. Mestre em Direito das Relações Econômicas. Coordenador do Núcleo de Direito Civil do Instituto Brasileiro de Direito dos Negócios e Professor convidado da Escola Nacional da Magistratura, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Escola do Ministério Público do Rio de Janeiro, da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro, da FGV, do IBMEC, dentre outras. Sócio sênior de SMGA Advocacia.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like