Olá, OABeiros! Tudo bem com vocês? Sabemos que a grande dificuldade da primeira fase da OAB é a quantidade de conteúdos a serem estudados. Já na prova prático-profissional, o grande obstáculo é escrever bem e responder às perguntas das questões discursivas e da temida peça prática.
Por isso, para ajudar vocês, Oabeiros, separamos 5 dicas para ampliar o desenvolvimento da sua escrita! Se você ficou interessado, então vamos juntos!
Como Escrever Bem
– Treine o Hábito de Escrita
Desenvolver uma boa escrita é o primeiro passo para pontuar bem nas questões da prova de segunda fase. Ademais, essa habilidade pode ser um diferencial a ser aproveitado durante toda sua carreira profissional. A habilidade da fundamentação passa por uma boa escolha das palavras, traduzindo-se numa métrica entre profundidade e concisão.
Para isso, uma boa opção é o treino! Busque sempre resolver todos os simulados e questões de treino à mão, já exercitando o seu poder criativo e a sua capacidade de concisão e fundamentação.
– Não Foque Somente na Peça, Pratique para as Questões Discursivas Também
Muitas estudantes focam somente na peça prática, por ser a mais extensa e que possui maior pontuação. Com isso, acabam negligenciando as questões discursivas.
É essencial, contudo, que você aproveite as questões discursivas para treinar a sua capacidade de fundamentação. Essas questões também funcionam como treino para o desenvolvimento de uma boa escrita, treinando assim para a prova como um todo.
Por fim, lembre-se que, se você zerar as questões discursivas, você não passa na prova. Assim como se você zerar a peça prática. Então, não negligencie o estudo e a prática das questões discursivas, elas são tão importantes para a sua aprovação quanto a peça prática.
– Tenha um Material Atualizado e Tenha Familiaridade com Ele.
O Exame pode cobrar súmulas e atualizações jurídicas até a data da publicação do edital e que estejam descritas no próprio edital. Por isso, você precisa investir em um material que esteja em dia com as atualizações até a data da sua prova.
Aliado a isso, você deve ter familiaridade com esse material e saber manejá-lo para a consulta na hora da prova, para não perder muito tempo procurando as informações, fazendo com que a sua escrita acabe por fluir mais rápido.
– Simule as Condições Exatas da Prova.
Um dos grandes erros dos que estudam para a OAB é não simular as condições que encontrarão na hora da prova. A segunda fase é para desenvolver no papel, então, nada de escrever seus textos e simulados no computador.
Pode parecer bobagem, mas o nosso cérebro assume posições diferentes entre a escrita no papel e diante da tela. É por isso que muitas pessoas apresentam um nervosismo ao estar diante de um papel em branco.
Desse modo, habituar-se à folha e a caneta é outro método para escrever bem. Não adianta uma boa escrita no computador se seu cérebro se assusta ou demora a raciocinar diante do papel em branco. Além disso, teclar é sempre mais rápido que escrever no papel.
Associado a isso, você deve cronometrar o tempo de prática e colocar o limite que a prova terá. Dessa forma, você conseguirá ter uma letra legível no espaço de tempo possível. Letra legível é o xodó dos corretores, treine bastante!
– Mesmo que Você Não Saiba a Questão, Tente Escrever!
Na primeira fase, se você errar perde a questão. Na segunda fase, se você deixar em branco zera a questão. A pontuação pode ir escalando gradativamente até chegar ao máximo. Se você colocar algum elemento que esteja correto, a banca irá te pontuar.
Então, escreva! Leia o enunciado com calma, anote os termos jurídicos dele (eles que estarão pontuados no padrão de respostas), e desenvolva um raciocínio para responder à questão da melhor forma que conseguir.