Falemos sobre Recurso na Ouvidoria OAB. Com a publicação do resultado final do Exame de Ordem 36 muitos foram aprovados e logo serão advogados, parabéns. Mas, ainda tem aqueles que, mesmo entrando com recurso, não atingiram a pontuação necessária na 2ª Fase OAB. Se esse é o seu caso, querido leitor, não fique triste, pois ainda pode haver esperança.
Leia também: Como ter sucesso na Advocacia
Saiba como utilizar Recurso na Ouvidoria OAB
Existe sim a possibilidade de reverter a sua reprovação através de recurso enviado à da OAB. O processo não é tão simples quanto a interposição de recursos normais, então confira abaixo as nossas instruções de como aproveitar essa oportunidade.
Passo-a-passo para recurso na Ouvidoria
Primeiro saiba exatamente por onde acessar o Recurso na Ouvidoria. O acesso ao canal da ouvidoria deve ser feito por AQUI e que você terá 8.000 caracteres para explicar, da melhor forma possível, as suas razões de recurso.
Não se identifique
Cuidado ao preencher aos dados na página da ouvidoria, como dissemos, existem duas páginas para entrar em contato com a ouvidoria da OAB, nesse link que está acima, o candidato se identifica em campo próprio, onde o corretor não terá acesso às suas informações pessoais até que tenha analisado o recurso. Isso é importante porque, assim como no recurso normal, você não deve se identificar no recurso da ouvidoria.
Onde devo escrever
Você deve utilizar o campo “manifestação” para escrever seu recurso. Lembre-se de colocar a sua área escolhida para a 2ª fase e o respectivo exame de ordem
O que posso argumentar em Recurso na Ouvidoria OAB
É importante deixar claro que no recurso para ouvidoria OAB não há análise de erros no espelho de correção, então esse tipo de argumento não é cabível. No entanto, é possível entrar com recurso quando identificar erro na soma da nota (quando juntando a pontuação obtida nos quesitos, o resultado não bate com o final) ou na hipótese de não pontuação em resposta de acordo com o espelho.
A importância da celeridade
Os recursos na ouvidoria são respondidos por ordem de chegada, então quanto antes você fizer seu envio, mais rápido você terá o seu resultado. Cada análise costuma levar algo em torno de 3 meses para serem respondidas. Então se for o seu caso, corra logo para fazer o seu Recurso na Ouvidoria OAB.