Muita gente está se perguntando como será o 38º Exame após a inclusão de três novas disciplinas na prova de 1ª Fase OAB. Como sabemos, a partir do próximo Exame de Ordem, teremos questões de Direito Eleitoral, Direito Previdenciário e Direito Financeiro. São matérias nunca antes cobradas na prova da OAB, o que acende o alerta de como será o 38º Exame com as três novas disciplinas na 1ª Fase.

    Leia também: O último Exame antes das novas disciplinas

    Como será o 38º Exame?

    Essa é, sem dúvida, a pergunta de um milhão de dólares, como se diz. Mas, uma coisa é verta: o examinando vai ter mais trabalho e a prova, de certa forma, ficará com um grau de dificuldade mais elevado. Afinal, são três novas matérias para estudar, como rodos os seus arcabouços jurídicos pertinentes que serão cobrados no Exame de Ordem.

    Prova mais difícil

    Ao tentar responder Como será o 38º Exame com as três novas disciplinas na 1ª Fase OAB, chegamos inevitavelmente no aumento do índice de dificuldade do certame. Primeiro ponto a ser observado é a falta de parâmetros anteriores. Não tem como o examinando se basear em provas passadas, uma vez que Direito Eleitoral, Direito Previdenciário e Direito Financeiro estão estreando no Exame de Ordem. A única saída, é tentar estudar por meio de provas de concursos que cobram estas disciplinas para, assim, ir se familiarizando com os temas mais relevantes.

    Mais dificuldade para o OABeiro

    Sim, infelizmente, sim. Vejamos. Como se não bastassem as 17 atuais disciplinas cobradas na 1ª Fase da OAB, temos agora, a partir do 38º Exame, a entrada de mais três. Serão mais horas acrescidas ao seu planejamento de estudo, novas leis, códigos, etc. Isso tudo acarreta e mais tempo de estudo além do cenário de incerteza sobre o comportamento da banca na elaboração das questões.

    Quantas questões?

    Falando em questões, outra pergunta importante é: quantas questões serão cobradas referentes às novas matérias? Outra pergunta: que disciplina vai perder questões para a inclusão das novas? Bem, levando em conta a distribuição da quantidade de questões, cada uma das três novas disciplinas deve ter, ao menos, duas questões. Isso nos leva a crer que, disciplinas atuais com mais questões, devem ter uma redução na sua quantidade. Só nos resta esperar e ver como será o 38º Exame com as três novas disciplinas na 1ª Fase OAB.

    Share.