Um dos principais desafios na elaboração da peça processual de Direito do Trabalho é a montagem correta da estrutura. Segundo o professor Rafael Tonassi, especialista na disciplina no CERS Cursos Online, a estruturação é a maior dificuldade na peça, pois é necessário se atentar a alguns aspectos. “É preciso estar atento aos detalhes formais e ao conteúdo de direito material com a fundamentação jurídica precisa”, explica ele.
Outro ponto importante é que os candidatos estejam alertas aos temas recorrentes cobrados na segunda fase do exame da OAB. De acordo com o especialista, os assuntos cobrados com maior frequência na prova são: Jornada de Trabalho, Salário e Remuneração, Garantia de Emprego, Férias, Segurança e Medicina, Aviso Prévio, Extinção do Contrato, Recursos e Execução.
Alterações, novidades e interdisciplinaridades também podem ocorrer. Para essa edição do exame, o professor cobra a atenção dos candidatos para as alterações ocorridas no tocante à licença maternidade e aos recursos trabalhistas. Já com relação à interdisciplinaridade no Direito do Trabalho, Tonassi ressalta que é preciso levar em consideração o processo civil. “Esse ramo do Direito partilha inúmeros institutos que devem ser observados na elaboração da peça processual”, afirma ele.
Uma variedade de erros ainda pode ocorrer durante a segunda fase do certame. O especialista indica que os candidatos devem informar a fundamentação correta das respostas. “O erro mais comum na segunda fase de Direito do Trabalho está em não informar a fundamentação correta das respostas, o candidato deve estar muito atento às súmulas e orientações do TST”, salienta. Para o professor também é primordial que o candidato tenha estudado através de provas anteriores. O estudo garante que no dia da prova o candidato esteja à vontade com o modelo de provas aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
*Matéria publicada no caderno especial OAB da Folha Dirigida
Você pode se interessar por: