A profissão de advogado exige boa fala e comunicação assertiva. Quando o profissional fala que tem formação em Direito é comum que as pessoas já o imaginem com uma excelente oratória e argumentando de forma bem eloquente em uma tribuna. A oratória para advogados é um diferencial na carreira.
O problema é que a maioria das faculdades ensina disciplinas técnicas (nada mais natural). Mas esquece que, para implementar quase tudo do que é visto na faculdade, o advogado precisará se comunicar com excelência.
Oratória para Advogados
Discursar fará parte do universo do advogado. Ele terá que fazer o uso da palavra em uma sustentação oral, em uma reunião com um cliente, na hora de apresentar um projeto para a empresa e, até mesmo, para defender uma posição em um debate ou quando houver necessidade de apresentar um trabalho acadêmico.
Como professor de Oratória Jurídica posso afirmar que grande parte dos alunos saem despreparados no que tange à comunicação e oratória. Muitos sabem muito bem sobre o tema, mas não conseguem transmitir suas ideias de maneira eficaz.
Acabam sendo profissionais que dominam muito o conteúdo, mas não conseguem se fazer entender. Exatamente como aquele professor de faculdade que já deve ter passado pela sua vida: muito inteligente, mas não sabe passar o conteúdo. Falar em público é muito mais do que dominar o conteúdo e proferir belas palavras.
Estruture o discurso
A oratória pode aumentar o impacto do seu discurso e alavancar seus resultados. Entendendo o processo de comunicação e a melhor forma de destacar aquilo que você deseja que o outro entenda será muito mais simples informar ou persuadir.
Conhecer as técnicas e entender como estruturar o discurso fará com que as palavras ganhem mais força e você atinja seu resultado com mais facilidade e menos desgaste físico e emocional.
Os próximos artigos abordarão técnicas de comunicação e uma profunda reflexão sobre as atitudes que os advogados têm nos dias de hoje. Serão abordados temas para as mais diversas práticas do advogado, passando desde uma apresentação em um curso de pós-graduação até o momento de despachar com o juiz.