Quando sai o gabarito oficial da prova da OAB ou o resultado parcial, seja na primeira ou na segunda fase, é um corre corre dos examinandos para interpor recurso na prova OAB construindo argumentos contra a prova para tentar angariar alguns pontos decisivos, que podem valer a aprovação.
Os candidatos devem estar atentos aos prazos para interpor recursos, pois são períodos bem curtos logo após a divulgação do resultado preliminar.
Recurso OAB: 1ª fase
Na 1ª fase do exame, os professores costumam divulgar modelos para ajudar os alunos a fazerem os seus próprios recursos.
Em caso de anulação, o ponto referente à questão será contabilizado para todos os candidatos, sem prejuízo para quem acertou a questão. Em caso de mudança no gabarito, apenas os candidatos que assinalaram a alternativa correta após o recurso, somam a pontuação.
Nesta XXIII edição, três questões foram apontadas como passíveis de recursos pelos nossos professores, nas disciplinas de Direito Civil e Direito Penal.
OAB XXIII: recurso para a questão de Direito Penal
OAB XXIII: recurso para questão de Direito Civil
Recurso OAB: 2ª fase
Já na 2ª fase, não existe modelo. O candidato precisa se basear no espelho de prova divulgado pela FGV, identificar quais pontos não foram considerados na correção e defender as argumentações.
O Portal Exame de Ordem preparou um passo a passo para você ir em busca da aprovação. Confira nosso Guia de como interpor recurso para 2ª fase OAB!