Faltam exatamente 90 dias para repescagem OAB do XXIV Exame da Ordem. Para ajudá-lo a conquistar a tão sonhada aprovação, deixo aqui algumas dicas importantes.
Sobre o tempo
– É preciso equilibrar uma vida saudável com o esforço sincero em busca do aprendizado. A atividade física de ficar sentado estudando exige tanto condicionamento quanto a atividade atlética. Não é fácil disciplinar o próprio corpo para resistir a horas e horas estudando. Não se esqueça de dar uma “paradinha” de vez em quando, para ouvir uma música, tomar um café ou algo parecido. Isto não prejudica o estudo, ao contrário, auxilia e faz o rendimento médio subir. O ideal é que você faça períodos de hora ou hora e meia seguidos por 10 a 15 minutos de relaxamento. Os intervalos constituem um valioso e indispensável instrumento em qualquer atividade um pouco mais prolongada. Lembre-se: Tempo não se tem, Tempo se faz (Izequias Estevam).
– Não se estresse com o tempo, administre-o. O mais importante não é quanto você estuda, mas como você estuda. Com organização e autodisciplina é possível ganhar tempo (criar tempo + evitar seu desperdício).
Local e material de estudo
– Ao sentar-se para estudar tenha à mão tudo o que vai necessitar: papel, caneta, lápis, livros, códigos, apostilas etc. Não deixe algum material na prateleira, pois ou você vai perder tempo para pegá-lo (ou não volta) ou, como é a regra, por preguiça vai acabar não o consultando. Há quem goste de uma garrafa de água e um copo, ou um pacote de biscoitos. Você é quem sabe, mas cuidado com a alimentação.
– Não se esqueça de que todo o estudo deve ser realizado com material atualizado! A OAB costuma testar se os futuros advogados estão a par das atualizações no mundo jurídico!
– Fique atento e inteirado das regras da banca FGV quanto aos materiais permitidos e proibidos no dia da prova. Isso está no edital. Minimize a possibilidade de situações imprevistas e que podem abalar as suas emoções!
Técnicas de estudo
O foco deve estar no processo de aprendizagem/revisão, resolução de exercícios e de provas anteriores.
– Consulte os resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore e cores. Ao estudar a matéria, releia os resumos que tiver preparado. Quando o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando você dê uma “passada” por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu aprendizado e memorização. Relembrando aquilo que já foi estudado.
– Releia o texto, revisando o que for mais importante. Veja se respondeu às perguntas formuladas de antemão. Reforce os pontos de menor fixação.
– Aqui, não diferentemente do estudo a longo prazo, treinar peças práticas e responder as questões subjetivas de provas anteriores deve ser realizado de maneira exaustiva. A intimidade com os temas e a familiaridade do padrão de perguntas da banca tem um valor inestimável para o candidato. Relaxe e mantenha, sobretudo, o pensamento positivo!