Grandes atletas, maratonistas, pilotos de formula 1 e jogadores de futebol, buscam na mente a inspiração necessária para a conquista do sucesso. Para você, a receita é a mesma: mentalização para a Prova OAB. Este texto é especialmente direcionado a vocês guerreiros OABeiros que farão a 1ª Fase do 39º Exame neste domingo, dia 19 de novembro. “A mente tem um poder extraordinário. Principalmente quando somos testados a demonstrar nossos conhecimentos. Nestes dias que antecedem uma prova, por exemplo, além de concentrar no que já estudou, mentalize como será exatamente o dia da prova. Pense nisso com otimismo e utilize as técnicas que estou repassando neste vídeo abaixo”, orienta o professor Renato Saraiva. Confira as dicas do texto e mantenha o pensamento POSITIVO.
A força da concentração
Atletas de alto rendimento têm na concentração um aliado em potencial para um melhor desempenho em campo. “Não adianta apenas treinar o corpo físico. Para vencer, é preciso ainda condicionar também os corações e mentes. A concentração serve justamente para isso: manter o foco e direcionar o pensamento quase que exclusivamente para a conquista”, diz Carlos Alberto Parreira, ex-técnico da seleção brasileira de futebol.
Leia também: Erros perigosos na 2ª Fase OAB.
A neurociência aplicada aos desafios
Frio na barriga e mãos suadas. Não tenha medo destes sintomas. Afinal, quem nunca ficou assim antes de um encontro? Ou sentiu insegurança na hora de tirara carteira de habilitação? Desta forma, encare estes sintomas como um combustível para enfrentar o que esta por vir. “Eu passava horas por dia mentalizando o traçado das pistas. Repassando o trajeto do carro e o tempo todo me imaginava no pódio, em primeiro lugar”, dizia Airton Senna, campeão mundial de Formula 1.
O poder da mentalização para a Prova OAB
“No dia em que eu não ficar nervoso, eu me aposento”. Essa frase é Cid Moreira, experiente apresentador de televisão. Tive o prazer de conhecê-lo enquanto fazia um teste para ser locutor de cabine da Rede Globo Nordeste. Diante de um estúdio frio e solitário, eu suava frio e gaguejava. Minha voz não saia. Eis que surge Cid Moreira e me fala essa célebre frase. “É normal ficar nervoso. Isso prova que estamos vivos, que somos capazes de sentir. Mentalize um lugar tranquilo e seguro e tenho certeza de que sua voz vai soar retumbante neste estúdio”, disse-me ele. Nunca esqueci.
Maratona da OAB
Não é fácil fazer o Exame de Ordem após os cinco anos da graduação. Além do cansaço físico, a cabeça sente o peso da longa maratona. Busque inspiração nos atletas. “Correr mais de 40 km em um único dia requer mais do que força muscular apenas. Minha mente também é preparada e isso passa diretamente por mentalizar o resultado positivo do meu esforço”, orienta o ultramaratonista brasileiro Márcio Villar, que correu em tempo recorde o Caminho de Santiago. Foram 820 quilômetros, da França até a Espanha em menos de seis dias, 14 horas e 49 minutos.