Muita gente se pergunta, desde o início da graduação, como escolher a disciplina de 2ª Fase OAB? Tivemos a publicação do Edital OAB 40, e o início do prazo de inscrição já começou. No ato da inscrição, é preciso que o examinando aponte qual será a sua disciplina para a prova subjetiva, composta pela peça prática e quatro questões discursivas. Sobre o assunto, fizemos um PODCAST OABEIROS com o mestre Renato Saraiva. Confira as dicas de quem mais entende de OAB no Brasil.
PODCAST OABEIROS COM RECNATO SARAIVA:
Fatores de escolha da disciplina de 2ª Fase OAB
Vários fatores interferem nesta escolha, tais como aptidão, afinidade com a matéria, grau de dificuldade ou ainda a incidência de temas cobrados historicamente pela banca. Sem saber ainda como escolher a disciplina de 2ª Fase OAB, o dilema gira em torno de optar pela que se acha mais fácil ou por aquela disciplina que você mais gosta. Vamos falar um pouco sobre o assunto e conferir as dicas do professor Renato Saraiva.
Leia também: Como funciona a Repescagem OAB.
Como escolher a disciplina de 2ª Fase OAB
Como já sabemos, muitas coisas podem e devem influenciar em sua decisão. Primeiramente, Entenda que o Exame de Ordem tem a missão de aferir seus conhecimentos amplos na Prova Objetiva, que tem 80 questões, e na 2ª Fase a prova vai medir seu raciocínio jurídico específico diante de uma temática envolvendo uma das sete disciplinas previstas no Edital. São elas, Trabalho, Penal, Civil, Tributário, Administrativo, Empresarial e Constitucional.
Afinidade com a disciplina
Leve em conta esse fundamento antes de escolher a disciplina de 2ª Fase OAB. É inerente que se cresça a dificuldade quando já temos uma antipatia a certos assuntos. Atente que a Prova OAB é um desafio que mexe muito com o seu emocional. Desta forma, se você não tem afinidade intelectual com a disciplina, evite escolhê-la. Isso só vai trazer ainda mais obstáculos. Além disso, a prova vai lhe apresentar uma situação que você terá de enfrentar como se já fosse advogado.
Atenção aos exames anteriores
Faça uma minuciosa pesquisa sobre as temáticas apresentadas em Exames já realizados. Antes de escolher a sua disciplina, estudar o que foi cobrado anteriormente pode te ajudar na construção de sua opção. Essa observação, vai lhe proporcionar o entendimento do grau de dificuldade e das probabilidades dos assuntos abordados.
A subjetividade da escolha
A escolha da disciplina de 2ª Fase OAB passa por um dilema muito comum. Escolher a que mais gosta, ou a que se parece mais fácil? Pense com advogado. É isso que a prova quer de você na prática. Principalmente a 2ª Fase. Sendo assim, busque nas suas vivências, estágios, experiências de prática jurídica, a inspiração necessária para facilitar sua escolha.