Sejamos pragmáticos: para passar na 1ª fase da OAB, você precisa acertar 40 questões. Como estudar para alcançar esse objetivo?

    1º PASSO: ESTUDE ÉTICA

    Ética é de longe a disciplina mais importante da 1ª fase da OAB. São 8 questões no total (10% da prova) que versam sobre uma matéria relativamente pequena. Outras disciplinas recebem tantas questões quanto Ética, mas todas elas cobrem um conteúdo muito extenso. Direito Civil, por exemplo, inclui 6 submatérias: Parte Geral, Obrigações, Contratos, Direitos Reais, Família e Sucessões. Essas 6 submatérias são TODAS maiores que a disciplina inteira de Ética.

    Então você quer acertar 40 pontos na prova da 1ª fase. Estude Ética em primeiro lugar. Essa deve ser sua matéria prioritária. Estudando menos tempo, você acerta mais questões. Para acertar as 8 questões de Direito Civil, é necessário estudar aquelas 6 submatérias, cada uma enorme e cheia de detalhes. Para acertar as 8 questões de Ética, basta estudar essa matéria relativamente pequena (direitos dos advogados, quadros da OAB, estrutura interna da OAB, incompatibilidades e impedimentos).

    “Mas, Mateus, não basta saber Ética para passar na OAB!”

    2º PASSO: RESOLVA QUESTÕES

    O segundo passo é mais pessoal. Você precisa achar as matérias com que tem mais afinidade. Se você gosta de Direito Constitucional, então agora estude essa matéria especificamente para a OAB. Isso significa, acima de tudo, resolver questões. Ou seja, mapear os temas e os artigos da Constituição que costumam cair.

    Eu aposto que você vai se surpreender com como as questões se repetem. Eu me surpreendia fazendo questões. É impressionante. A questão pode não ser a mesma, mas o conhecimento cobrado pela banca é o mesmo. A banca muda apenas a redação e as alternativas da questão, mas sem alterar o raciocínio por trás dela.

    COMO RESOLVER QUESTÕES?

    As questões das provas anteriores não vão se repetir exatamente da mesma forma. Portanto, quando você resolve uma questão, a preocupação não é nem acertar a questão. Na verdade, seu objetivo deve ser entender a alternativa correta e aprender o conteúdo cobrado pela questão.

    De novo: as questões de exames anteriores não vão se repetir na sua prova, mas o conteúdo por trás delas vai!

    Resolver uma questão é internalizar a informação necessária para resolver aquela questão. Com essa informação, você resolverá questões semelhantes que aparecerem no dia da sua prova. E vão aparecer! Acredite!

    Me lembro que, na minha prova (XXV Exame), caiu uma questão sobre remédios constitucionais. Esse tema sempre cai, só que sob diferentes prismas. Na minha prova, a questão cobrava se era cabível mandado de injunção ou habeas data. Portanto, se você aprende o conteúdo por trás das questões dos exames anteriores, você está pronto para resolver as questões do seu exame que versarem sobre aquele mesmo tema.

    COMO EU PASSEI NA 1ª FASE?

    Foi assim que eu estudei para a 1ª fase. Estudei muito Ética. Muito mesmo, sem dó.

    Também escolhi outras disciplinas com que eu tinha mais afinidade, para me aprofundar. Foram Constitucional, Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal e Tributário. Fiz quase todas as questões dessas matérias cobradas nos exames anteriores, sempre entendendo o raciocínio e o conteúdo por trás de cada uma delas. Como os temas (não as questões!) se repetiram no meu XXV Exame, consegui acertar as tão sonhadas 40 questões e ser aprovado.

    Você consegue também! Se você tem disciplina, não tem erro. Qualquer dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que a gente conversa sobre seu caso específico.

    O objetivo dessa coluna é pensarmos juntos como atingir sua aprovação.

    Share.