Após o resultado das eleições gerais do último domingo, várias mensagens de cunho preconceituoso circularam na internet, direcionada à Região Nordeste do Brasil. Diante disso, OAB-PE aciona MPF. O presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, e o secretário geral Fernando Ribeiro Lins, protocolaram notícia crime no Ministério Público Federal de Pernambuco. O objetivo é pedir providências no sentido da investigação e punição dos responsáveis pelas mensagens de ódio destinadas aos nordestinos nas redes sociais.
Leia também: Imunidade profissional do advogado.
OAB-PE aciona MPF
A notícia crime foi protocolada e, em seguida, os dirigentes foram recebidos pela coordenadora criminal da Procuradoria Geral da República em Pernambuco, Andrea Carneiro, que garantiu celeridade no encaminhamento das investigações. As mensagens de cal~çao abjeto culpavam os nordestinos pelo desempenho de um determinado candidato.
Fala do presidente
“É importante que as pessoas entendam que a internet não é uma terra sem lei e que, mesmo com perfis falsos, é possível identificá-las. Nosso objetivo é, cada vez mais, inibir esse tipo de postura”, disse Ronnie Duarte.
Indignação da entidade
Em parceira com as demais seccionais do Nordeste, a OAB Pernambuco emitiu ainda uma nota oficial de repúdio contra as manifestações discriminatórias envolvendo o povo nordestino.