Quase todo profissional, ao terminar a graduação, pensa que já enfrentou seu grande desafio. Pode até ser, em parte, afinal cada um é que sabe onde aperta o calo e nem sempre é fácil concluir um curso superior. Mas, quem escolheu ser advogado, a graduação é APENAS o início de uma jornada rumo ao sucesso profissional. Após a formatura, vem o Exame de Ordem e, logo na sequência, os desafios inciais da carreira e as inúmeras dificuldades de todo começo de uma carreira. A OAB chama o recém formado de advogado jovem, independente da idade. Tem até uma comissão para tratar do assunto na Ordem. O que vale é planejar e utilizar a mesma garra que você teve para superar a graduação e o Exame de Ordem e assim vencer os desafios iniciais da carreira.

Leia também: Aprenda técnicas de memorização para Prova OAB.

Planejando o futuro: desafios iniciais da carreira

Pense na sua carreira desde a inscrição no vestibular, seleção, ou ENEM. Comece a pensar no seu futuro bem antes de entrar no mercado de trabalho. Imagine se pretende abris um escritório, com sócios ou não, verifique se já existe grandes escritórios onde você por ventura possa vir a trabalhar. Faça uma graduação indo sempre além do dever. Aluno que se destaca durante o curso, tenha certeza, está a frente dos demais e isso vai pesar na sua colocação no mercado.

Angustias inicias

No início da carreira tudo é quase sempre uma aventura. Mas muitos se sentem angustiados ante as primeiras barreiras. Isso é NORMAL, seja trabalhando para outros escritórios ou mesmo como autônomos. É natural sentir-se assim com a realidade encontrada. A captação da sua clientela, a falta de experiência, gastos excessivos com a manutenção do trabalho, networking ainda fraco, baixas remunerações, calotes de clientes. Esses são alguns dos desafios iniciais da carreira do advogado. O tão almejado e ao mesmo tempo demorado resultado positivo vem após a superação de todos esses problemas. Acredite e, acima de tudo, persevere.

Espirito empreendedor

A carreira do advogado, antes de qualquer coisa, está ligada a administração do seu potencial. É fundamental, no mundo de hoje, ter a coragem de empreender. Você precisa desbravar o caminho que tem pela frente. Se sua intenção é montar eu próprio escritório, pense de forma empreendedora. Novamente a palavra chave aqui é o planejamento. Agora, se decidir trabalhar para um escritório já atuante no mercado, mesmo que temporariamente, não tem problema. Neste caso, lembre-se que o seu nome estará ligado ao do escritório e isso é importante para sua carreira.

Vencendo as barreiras eticamente

Superação. Certamente você fez uso dela para se tornar bacharel e em seguida advogado. Os custos iniciais da carreira e a insegurança, acredite, são bem menores do que a sensação de vitória que você vai conseguir ao vencer o primeiro caso, ao ter a gratidão do primeiro cliente. O ideal ainda é se especializar e marcar seu nome em uma área especifica do Direito. Entretanto, inicialmente, atue em diversas frentes. Desta forma, você vai aprender bastante e naturalmente seguir o caminho de um ramo que mais lhe agradar. Acima de TUDO, seja sempre ético e correto na sua carreira, isso pode ser o maior diferencial na busca pelo sucesso.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Revisão de véspera para a 1ª fase prova da OAB

Quer revisar o conteúdo para a 1ª fase do OAB XX com a equipe ...

OAB debate possíveis mudanças no Exame de Ordem

Ocorre durante toda esta quarta-feira, 27, o Conselho Federal da OAB realiza um intenso ...

Sua comunicação é clara e segura?

Sua comunicação é clara e segura? O CERS TV preparou um programa bem descontraído ...