Equipe CERS: Geralmente, por quê os examinandos escolhem a disciplina de Trabalho para a 2ª fase?
Profª Aryanna Linhas: O direito do trabalho faz parte do cotidiano das pessoas, assim muito antes de iniciar o curso preparatório para a OAB os candidatos já são bastante familizarizados com temas rotineiramente cobrados nas provas, como é o caso, por exemplo, das horas extras, do adicional de periculosidade, garantia provisória no emprego da gestante. Isso faz com o que o aluno tenha mais facilidade em absorver a matéria e, por esse motivo, acredito que muitos escolham trabalho para a segunda fase.
Equipe CERS: Tem alguma temática que a FGV cobre com recorrência e dificilmente fica de fora?
Profª Aryanna Linhas: O tema jornada de trabalho costuma ser cobrado com bastante frequência nas provas da OAB, seja para o aluno postular, contestar ou recorrer de horas extras, intervalo, horas in itinere, adicional noturno e etc.
Equipe CERS: Existe uma técnica específica para virar um expert em peças prático-profissionais?
Profª Aryanna Linhas: Nessa fase mesmo o aluno mais preparado precisa de orientação. Em nosso curso adotamos a seguinte técnica que acreditamos ser a
Equipe CERS: Que bibliografia você indica para quem está estudando para a 2ª fase de trabalho?
Profª Aryanna Linhas: Para levar para a prova indico dois livros: a) a CLT, da Editora Gen, organizada por mim e pelos professores Rafael Tonassi e Renato Saraiva, que tem como diferencial um índice remissivo bastante detalhado e b) um vade mecum.
Para o acompanhamento das aulas indico dois livros:
1 – Direito e Processo do Trabalho, Renato Saraiva, Rafael Tonassi e Aryanna Manfredini, Ed. Jus Podivm, 2016
2 – Processo do Trabalho, 2º Fase da OAB – Aryanna Manfredini e Renato Saraiva.
O primeiro é importante para o acompanhamento das aulas de direito material e o segundo para o estudo das peças e questões.
Equipe CERS: Você lembra a sensação de quando passou na OAB? Nos conte um pouco dessa experiência.
Profª Aryanna Linhas: Costumo dizer aos alunos que terão muitas conquistas profionais em suas vidas, muito deles serão grande advogados, sócios de escritórios de advocacia, juízes, procuradores, e etc, mas que jamais esquecerão a indiscritível sensação de vitória nessa primeira etapa. Assim foi comigo e observo ao longos dos anos que é assim com os nossos alunos também.
Equipe CERS: Após passar na OAB, qual é o caminho profissional natural dos advogados que pretendem atuar no campo do Direito e Processo do Trabalho?
Profª Aryanna Linhas: Após a aprovação na prova da OAB os canditados são advogados, demonstraram à sociedade que estão aptos ao exercício da profissional, logo o próximo passo é ingressar no escritório e mãos a obra, é o momento de colocar em prática tudo o que aprenderam sempre lembrando que nunca devem parar de estudar. A prática lhes apresentará um aprendizado que nenhum laboratório poderia oferecer.
Leia também: Envio de recursos para OAB XX começa hoje (12)
Melhores livros para estudar para OAB
Você pode se interessar pelo seguinte conteúdo: