Mesmo ainda enfrentando uma baita crise financeira, desde o ano de 2015, o mercado de trabalho para os advogados não fora, digamos, por demais, atingido pela chamada recessão. É bem verdade que a crise fez severos estragos em inúmeras classes trabalhadoras, entretanto, para os advogados o momento é justamente propício a conquista de novos e potenciais clientes. Vamos ver quais As áreas mais procuradas na advocacia atualmente.

Leia também: Quem ganha mais dinheiro no Direito?

As áreas mais procuradas na advocacia

Compliance:

Esta é uma área que podemos chamar de nova na atuação do direito e que apresenta uma notória ascensão no mercado. Com o início dos inquéritos investigativos da Operação Lava Jato, muitos criminalistas surfaram na crista da onda, entretanto, a realidade começou a mudar. Visando prevenir problemas futuros, ao invés de enfrentar ações jurídicas, cada vez mais se busca o profissional especializado na área de Compliance.

Área trabalhista

A crise se mostrou um “prato cheio” para os que militam na advocacia trabalhista. Basta ver o crescimento das causas envolvendo a Justiça do Trabalho. Além disso, surgem novas perspectivas com a entrada em vigor da Reforma Trabalhista. Mas nem tudo são flores. A partir da nova legislação, o advogado trabalhista precisa estar preparado para fazer uma remodelagem de sua atividade profissional. Isso devido a existência de novas regras, ainda sem uma jurisprudência definida. Isso vai demandar do jurista uma ampliada capacidade de arbitragem e consenso.

Área de recuperação judicial

Este foi outro setor bastante aquecido após o agravamento da crise financeira internacional. Cada vez mais empresas estão diante de problemas econômicos e buscam a saída, quando possível, por meio da recuperação judicial. Tal atuação requer habilidade de negociação de dívidas e reestruturação de empresas para, assim, evitar a falência. Direito Empresarial está entre as áreas mais procuradas na advocacia e uma das que melhor pagam no mercado jurídico atualmente.

Área Tributária

A demanda por profissionais especializados em tributos é uma condição natural de qualquer economia. Sempre vão existir empresas em busca de soluções para dívidas de impostos e, ainda, para regularização de suas atividades comerciais, industriais ou mercantis. Um advogado atuante no ramo tributário pode garantir a legalidade das operações empresariais. Também é uma área em amplo crescimento dentro do mercado atual.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *