A memória é a base de todo o saber – e deve ser trabalhada e estimulada. Quando assiste a uma aula, o estudante recebe informações de todo tipo, tanto visuais como auditivas. Elas se transformam em estímulos para o cérebro e circulam pelo córtex cerebral antes de serem arquivadas ou descartadas. Sempre que encontram um arquivo já formado (o tal conhecimento prévio), arrumam um "gancho" para o seu armazenamento, fazendo com que, no futuro, ela seja resgatada mais facilmente.

    Ao conhecer o funcionamento da memória, você pode, assim, planejar ações para ajudar a turma a armazenar e evocar conhecimentos. Confira as melhores estratégias:

    – Estabelecer relações entre novos conteúdos e aprendizados anteriores faz com que o caminho daquela informação seja percorrido novamente (evocação), tornando mais fácil seu reconhecimento.

    – Criar elaborações mentais envolvendo recursos como sons, imagens, fantasias, significados e (por que não?) humor permite que várias áreas do cérebro trabalhem simultaneamente no resgate de informações e estimula a memória.

    – Reservar os últimos minutos da aula para conversar sobre o conteúdo estudado possibilita que o novo conhecimento percorra mais uma vez o caminho no cérebro dos estudantes. Assim, eles fazem uma releitura do que aprenderam.

    RESTROSPECTIVA

    O projeto retrospectiva 2015 tem o objetivo de ajudar os alunos a relembrar as principais atualizações jurídicas e os assuntos mais recorrentes dos concursos públicos no primeiro semestre do ano.

    Uma excelente oportunidade de ativar a memória e consolidar o aprendizado. As aulas são gratuitas e contemplam diversas disciplinas. Saiba mais:

    PROJETO RETROSPECTIVA 2015.1 – AULAS GRATUITAS

     

    Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/memoria-aprendizagem-406599.shtml

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