A grande proporção de advogados. O Brasil tem um milhão e trezentos mil advogados registrados, segundo o Conselho federal da Ordem dos advogados do Brasil (CFOAB). Pela métrica em proporção de mil habitantes o Brasil possui 6,2 advogados a cada 1,000 habitantes, fazendo do país o maior em proporção de advogados por habitantes do mundo, com um profissional a cada 164 pessoas.
Leia também: OAB exige Exame de Ordem para ex conselheiros de Tribunais de Conta
Proporção de advogados no Brasil
Em números absolutos, o Brasil está a frente dos EUA (1,2 milhão, 1 a cada 253 pessoas) e perde para a Índia, com 2 milhões, com um advogado para cerca de 700 pessoas. Porém, é observada uma desproporção regional no país. O maior número absoluto de advogados com um registro está centrada em São Paulo com mais de 350 mil profissionais e o menor em Roraima com cerca de 2,500.
Brasília é onde tem mais
A maior proporção de advogados do Brasil está no Distrito Federal. A maior taxa por mil habitantes é observada na capital do país com 15,4 advogados a cada 1,000 habitantes, com Rio Grande do Sul (8,2) e Rio de Janeiro (8,7) logo atrás. Os estados do Pará e Maranhão possuem as menores taxas, 2,7 e 2,8, respectivamente.
Proporção por gênero
Por gênero há uma relativa equiparidade na profissão: cerca de 670 mil mulheres exercendo a profissão e 644 mil homens exercendo a advocacia.