Caligrafia: Não deixe ela te atrapalhar na 2ª fase!

Vale salientar que vários OABeiros demonstram preocupação no que tange aos cuidados com a caligrafia na 2ª Fase OAB. Não tenha medo, separamos um material que ajudará na sua caligrafia e não deixar ela te atrapalhar nesse momento tão importante.

Vamos Juntos?!

É importante ressaltar que ter uma caligrafia legível é muito necessário, uma vez que, é por meio dela que a sua nota será atribuída para essa 2ª fase. A meta é fazer o corretor compreender o que está escrito na prova, facilitando assim a leitura e o entendimento por meio de uma letra legível.

Frisa-se que o corretor não vai ficar tentando decifrar o que está escrito na sua prova. Ter uma boa caligrafia é de suma importância, visto que, isso pode acarretar na perda de pontos.

🔎 Nesse contexto, o edital do Exame da ordem expõem que, 

3.5.4. As provas prático-profissionais deverão ser manuscritas, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de examinando com deficiência que solicitou atendimento especial para esse fim, nos termos deste edital. Nesse caso, o examinando será acompanhado por um agente devidamente treinado, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

3.5.5. O examinando receberá nota zero nas questões da prova prático-profissional em casos de não atendimento ao conteúdo avaliado, de não haver texto, de manuscrever em letra ilegível ou de grafar por outro meio que não o determinado no subitem anterior.

Diante disso, percebemos a necessidade de ter uma letra legível, no qual, o corretor possa entender o que está escrito na sua prova.

✏️Ademais, como vimos acima, não há nenhuma especificação de como deve ser o formato da sua letra, portanto, não importa se sua letra é de forma ou cursiva, o importante é ser legível. 

✏️Ressalta-se que, se você tem problemas na legibilidade da sua caligrafia, é válido que você use o treinamento para aprimorar a sua letra. Não existe hora melhor para você arrumar a sua letra na hora que você estiver praticando/estudando para a 2ª fase. Tente procurar um método que te auxilie na hora de escrever as respostas o mais legível possível, seja a letra de forma ou cursiva.

Eai, gostou?! Esperamos que esse material te ajude a conquistar a sua sonhada vermelhinha. 

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Dica OAB: Direito das Obrigações

Olá, OABeiro! Se você está se preparando para a 1° fase do Exame de ...

O Estatuto das Empresas Estatais e as novas regras de Licitações

Vocês estão gostando dos fóruns temáticos gratuitos que antecedem o 6º Congresso Jurídico Online ...

Como estudar lei seca para a 1° fase da OAB?

Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Estudar nem sempre é uma tarefa prazerosa para ...

CERS é reconhecido pelo prêmio GPTW como uma das melhores empresas para se trabalhar

O CERS Cursos Online foi reconhecido como uma das melhores empresas para se trabalhar ...