Começando agora? Veja como montar um cronograma de estudos 45 dias antes da prova

Olá, OABeiros! Está começando agora? Não se preocupe!! Iremos te ajudar nessa, separamos dicas incríveis para você montar seu cronograma.

Sabemos que a ansiedade nesse momento toma conta dos pensamentos, pelo fato que só faltam 45 dias para prova da OAB que vai fazer você conseguir a tão sonhada vermelhinha, mas estamos aqui para te ajudar!

Vamos juntos?

O QUE É UM CRONOGRAMA?

Um cronograma nada mais é do que a definição da sua rotina de preparação, indo desde a organização e definição do seu local de estudo, até a escolha de prioridades e tempo que será disponibilizado para cada item de estudo.

Ademais, definir o que é prioridade, conhecer as suas necessidades e objetivos é crucial para a sua aprovação. Dessa forma, fica claro a necessidade de criar um roteiro de estudos diário e no final tentar analisar se conseguiu alcançar a meta estabelecida.

Para ficar mais visível, é bom imprimir ou transcrever o cronograma e deixar no seu espaço de estudo. Por seguinte, é hora de colocá-lo em prática, com muito foco e disciplina!

PARA FAZER UM CRONOGRAMA É NECESSÁRIO QUE:

1. DEFINA SEUS DIAS EM ETAPAS

É importante ter em mente que é necessário separar o momento adequado para cada atividade. Separar um único momento do dia para fazer inúmeras tarefas simultâneas não é um bom caminho. É essencial planejar o dia em etapas, para que a sua atenção esteja direcionada a cada tarefa e, assim, possa ter êxito em cada uma delas.

Dessa forma, você conseguirá dar check nas atividades de cada período do seu dia (e não só apenas ao final dele), motivando-se a partir da observação do seu progresso.

2. ORGANIZE SUA ROTINA

Você sabe como gasta suas horas no dia ou tem a sensação que não tem tempo para nada? Para começar, você deve colocar no papel todas as suas atividades, o horário e quanto tempo leva em cada um delas.

3. DEFINA O HORÁRIO DE ESTUDO

Com a planilha preenchida, identifique e calcule os horários livres em que você pode estudar por dia.

3. DÊ PRIORIDADE ÀS ATIVIDADES MAIS COMPLEXAS

Via de regra, quando iniciamos as atividades do dia, o nosso nível de concentração está maior.

Por isso, o ideal ao realizar um cronograma é que você possa priorizar as tarefas que exigem mais da sua atenção, de forma que, ao final do dia, possa realizar as mais triviais, aquelas em que o seu grau de cansaço não serão um problema para fazê-las!

4. ORGANIZAÇÃO DE UM AMBIENTE DE ESTUDO 

Especialistas comprovam que um ambiente organizado estimula o cérebro. Isso facilita sua concentração a partir do momento em que você sabe que está no controle das coisas e que tudo aquilo de que precisas está ali a seu alcance. Com um ambiente organizado, suas horas de estudo se potencializam em alto rendimento, acredite. Portanto, organize o local antes de estudar. Separe tudo que será utilizado como, canetas, lápis, marca texto, livros e apostilas. além disso, limpe a mesa, reserve uma garrafa com água e só então mande ver nos estudos.

VAMOS MONTAR SEU CRONOGRAMA?

A partir da sua análise em todos os pontos que abordamos anteriormente, é hora de pegar papel e caneta e escrever a base do seu planejamento! Durante a jornada, você poderá moldá-lo conforme seja necessário, mas é essencial montar a base que irá guiá-lo até a busca pela tão sonhada vermelhinha! Você também pode optar por ferramentas digitais que facilitem o planilhamento e acompanhamento das suas atividades, como o Trello, Asana, ou mesmo o Excel.

Estabeleça as tarefas para cada momento do dia e verifique as temáticas mais importantes a serem priorizadas em cada disciplina. Disponha o estudo durante os seus dias e estabeleça momentos para treinar com a resolução de questões. Assim você conseguirá montar um planejamento eficaz e adequado a sua realidade!

 

E aí, OABeiro curtiu essas dicas? Esperamos que sejam um diferencial para conseguir a sua tão sonhada vermelhinha!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Dicas para resolução da prova OAB – 1ª Fase

Não existe uma formula exata, ou mágica, para quem vai encarar a resolução de ...

Dica para “Quarentena OAB” – Resolução de Questões

Resolver questões é sempre uma boa técnica de estudos, principalmente para que você possa ...

Seja aprovado na OAB lendo esses artigos de Direito Tributário

Olá, OABeiros! Como vocês estão? Está com dedicação total na preparação para a 1° ...