Começou a semana e não sabe o que (e como) estudar para a 1ª Fase? Descubra agora!

Olá, OABeiros (as)! Como vai a rotina de estudos?

Estudar é um processo complexo que envolve tempo, disposição, disciplina e investimento. A soma desses fatores influencia diretamente no desempenho do aluno e dependem de sua organização pessoal.

A prova da OAB, como processo seletivo, tem suas particularidades. E uma preparação específica ajuda a superar a prova, independente da qualidade do ensino recebido até o exame de ordem.

Então, como começar a estudar para a prova da OAB com disciplina, foco e organização?

O estudo é um processo global, exigindo uma série de etapas fundamentais de aprendizagem e fixação do conteúdo para o candidato efetivamente ficar preparado. Confira as dicas de como estudar para a primeira fase da OAB:

Dica 1

Acompanhamento de uma aula explicativa seguida da leitura da legislação correlata na medida da evolução do estudo. Aqui o candidato estabelece os vínculos entre os conceitos, teorias e a norma.

Dica 2

Elaboração pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado ou da aula que acabou de ser assistida. A elaboração de resumos, feitos DE CABEÇA, não só ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial, como é uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo.

Dica 3

Revisão do conteúdo estudado dentro de um período em específico, uma vez por semana, por exemplo. Essa medida atende à preocupação em se avançar no estudo do conteúdo sem perder a informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta medida é basilar.

Dica 4

A resolução de exercícios é a última etapa desse processo e ela é muito importante. Primeiro porque ela se enquadra como um processo ao mesmo tempo de revisão do conteúdo, de desafio ao raciocínio, em razão da adaptação do conhecimento a um problema hipotético, ajudando no desembaraço mental, como também representa uma etapa de adaptação ao sistema de enunciado da banca, e tal adaptação é VITAL!

 

Considerando que algumas matérias possuem mais questões do que outras, o ideal é que o candidato dê prioridade durante seus estudos àquelas que apresentam maior quantidade de questões.

Diante disso, vamos falar a seguir sobre as matérias que apresentam um maior número de questões na prova e uma lista de assuntos mais recorrentes, para que você, OABeiro (a) se prepare com mais foco nessas disciplinas. Confira!

Código de Ética e Estatuto da OAB

A matéria de Código de Ética e Estatuto da OAB é a mais cobrada na primeira fase da OAB. Constam, ao todo, 8 questões fechadas que relacionam-se muito mais com a simples memorização da legislação do que o entendimento propriamente dito da disciplina.

O mais adequado, nesse caso, é memorizar os artigos que tratam dos assuntos que são cobrados com maior frequência para essa disciplina. São este: obrigações e deveres dos advogados, infrações e sanções disciplinares, incompatibilidades e impedimentos, honorários e atividades típicas do advogado.

Direito Constitucional

Acerca desta disciplina, são cobradas 7 questões, que estão relacionadas aos principais temas dessa matéria, como o controle de constitucionalidade, o processo legislativo, o poder judiciário e as ações constitucionais.

À vista disso, o bacharel em Direito que quer garantir a sua aprovação na primeira etapa, deve priorizar os estudos nesses temas.

Processo Civil

Esta é uma disciplina com grande quantidade de conteúdos a serem estudados . Na primeira fase, são 7 questões cobradas acerca desta.

A dica aqui é  focar nos assuntos que foram mais cobrados nas últimas edições do Exame da Ordem.

Direito Penal

Esta  apresenta 6 questões na prova e  é bastante importante de ser estudada para a primeira fase é o Direito Penal.

Para essa disciplina, você, OABeiro (a) deverá escolher os seguintes temas para priorizar os seus estudos: espécie de crimes, teoria da pena, teoria do erro, tipicidade e o iter criminis, ou seja, o processo de evolução do crime.

Processo Penal

O Direito Processual Penal é cobrado na primeira etapa da prova da OAB através de 6 questões, onde os assuntos mais presentes são: procedimentos penais, recursos, jurisdição e competência, ação penal, tribunal do júri e inquérito policial.

Assim sendo, você, estudante, que quer se dar bem na prova de Processo Penal deverá dar foco nos seus estudos e revisões nos temas mencionados acima.

Direito do Trabalho

O Direito do Trabalho é outra disciplina bastante cobrada na primeira fase do Exame da Ordem. Constam 6 questões, que referem-se aos principais temas dessa área do Direito.

Para o candidato que quer gabaritar a prova de Direito do trabalho, o ideal é ter foco nos estudos dos seguintes temas: jornada de trabalho, contrato trabalhista, estabilidades, remuneração, aviso prévio e rescisão do contrato de trabalho.

Processo do Trabalho

A matéria mais cobrada para as 5 questões da disciplina de processo do trabalho, são os recursos.

Diante disso, o você, OABeiro (a), que quer ser aprovado no Exame da Ordem deve focar os seus estudos de Processo Trabalhista nesse tema, mas também em outros assuntos que costumam ser cobrados na prova, como a execução trabalhista, o rito sumaríssimo, as competências, as custas e a audiência.

 

Quer garantir a melhor preparação para a 1ª fase da OAB? Confira!

 

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

60 horas de estudo intensivo: é isso que sua preparação precisa

Chegou a hora de turbinar a sua preparação: o CERS acaba de lançar mais ...

Inteligência Emocional para Concursos: você tem?

Ser concurseiro implica em desenvolver habilidades para conseguir lidar frequentemente com desgastes, não só ...

O Novo CPC e seus reflexos no Exame de Ordem

O Novo Código de Processo Civil (NCPC) está em vigor e será cobrado no ...

Especialize-se e seja o profissional que o mercado precisa

A especialização consiste no estudo exaustivo de uma temática delimitada e sobre a qual ...

Vem aí a Semana da OAB!

Nos dias seguintes à 1ª fase do XIX Exame de Ordem (04, 05 e ...

Considerações acerca da nova Lei Complementar 150/15

No Ano de 2015 tivemos a edição da Lei Complementar 150/15, que revogou a ...