Olá OABeiros!Tudo bem? Hoje iremos falar sobre um assunto que está mexendo bastante com o ânimo de vocês, a prova da OAB. Em virtude do quantitativo crescente de pessoas contaminadas pelo Coronavírus a prova foi adiada, sabemos que essa notícia foi um banho de água fria na maioria e que não veem a hora da prova ser remarcada, logo o nervosismo e a ansiedade podem vir tomar conta de vocês, por esse motivo separamos algumas dicas que irão auxiliá-los no combate desses males. Vamos Juntos!
Primeiro, você sabe o que é ansiedade?
Não, ansiedade não é frescura! Ela é uma reação do corpo humano diante de situações diversas, um sentimento de transtorno, preocupação, tensão, medo… Esta ainda pode ocasionar sintomas físicos como frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço. Então meu caro OABeiro cuide da sua saude mental, não deixe que os sintomas de ansiedade e consequentemente nervosismo excessivo tomem conta de você, sempre coloque a sua saude em primeiro lugar!
Foque nos pontos relevantes da sua vida
Por mais que conseguir a carteirinha da OAB seja muito importante para a sua carreira profissional, existem várias outras coisas que compõem sua rotina diária. É mais do que importante que você reflita sobre isso e não deixe a ansiedade ganhar proporções estratosféricas. A prova é apenas um desafio que precisa ser superado e será no tempo certo.
Mantenha uma atitude Positiva
Mesmo que seja um momento difícil e de muitas preocupações, mantenha-se positivo e confiante durante esse processo de espera. Pois manter a leveza é uma alternativa e tanto para ficar bem.
Dormir bem
Segundo artigo publicado na revista científica Nature Human Behaviour, quem passa a noite em claro tem até 30% de chance de ter um aumento nos níveis de ansiedade.
O autor sênior do estudo, Matthew Walker, professor de neurociência e psicologia da Universidade de Berkeley (EUA), em comunicado afirmou que: “Identificamos uma nova função do sono profundo, que diminui a ansiedade da noite para o dia reorganizando as conexões no cérebro.O sono profundo parece ser um ansiolítico (inibidor da ansiedade) natural, desde que o tenhamos todas as noites.”
Além de que, no estudo percebeu-se atraves da análise de monitoramentos que não dormir resultava no “desligamento” do córtex pré-frontal medial, região que ajuda a manter nossa ansiedade sob controle. Tendo em vista tudo isso apontado caro OABeiro nunca dispense uma boa noite de sono.
Pratique exercícios físicos
Você sabia que a prática de exercícios físicos ajuda a controlar a ansiedade? Pois saiba que a prática regular de exercícios físicos pode produzir efeitos antidepressivos e ansiolíticos, além de proteger o seu organismo dos efeitos prejudiciais do estresse na saúde física e mental.
Além de que a prática de exercícios físicos ajuda na distração dos pensamentos que te deixam ansioso (a) e diminui a tensão muscular o que consequentemente diminui a ansiedade.
Porém, devido a pandemia, sabemos que manter uma rotina e sair para se exercitar pode ser algo difícil, por este motivo separamos alguns exercícios que podem ser feitos no conforto do seu lar:
- Pular corda
- Flexão de Braço
- Prancha no solo
- Agachamento
- Abdominais
- Burpee
- Salto patinador
- Polichinelo completo
Esperamos que essas dicas os ajudem e nunca esqueçam do nosso lema: Vamos Juntos!