Como controlar suas emoções para a 2ª Fase OAB

Olá, OABeiros! Está com dedicação total na preparação para a 2° fase da OAB? Esperamos que sim! Sabemos que é uma caminhada exaustiva. Dessa forma, separamos algumas dicas para você conseguir controlar suas emoções nesse momento de tensão. 

Vamos juntos?!

Cada um de nós lida de forma pessoal e única com os sentimentos comuns nos momentos desafiadores. Sem dúvidas, a OAB é um exemplo desse porte. A prova muitas vezes amedronta, causa medo, insegurança e nervosismo. Entenda que isso pode acontecer e saiba, ainda, que você tem a força necessária para enfrentar e vencer essa barreira. 

Esse cenário de insegurança só tende a nos deixar angustiados e ansiosos, mas nem pense em desistir e mantenha o foco total nesse momento. Existe uma preparação física e psicológica específica para a prova subjetiva. Por isso, vamos falar de controle emocional para a 2ª Fase OAB.

📌 Algumas dicas importantes

– Aprenda a fazer exercícios de respiração

É uma forma bem simples de relaxar antes e durante a prova. Então, comece aprendendo a controlar sua respiração e concilie isso no seu preparatório para o exame.

– Trate a si mesmo com gentileza

O bem estar físico e mental estão diretamente ligados. Por essa razão, o equilíbrio emocional depende de cuidados constantes com o corpo. Faça exercícios físicos regularmente, descanse e se alimente de forma saudável.

– Busque apoio de amigos e da família

Esse ponto é fundamental. Converse com eles e busque evitar que façam cobranças. Familiares e amigos sempre devem ter palavras de apoio, que servem como um calmante natural, além de combustível para a vitória na 2ª fase da OAB.

– Nunca, jamais, de modo algum, abra mão do prazer

Mesmo diante de tanta tribulação, é importantíssimo dedicar um tempinho à diversão e ao prazer, principalmente nos dias que antecedem a prova. Você pode fazer exercícios ou jogos eletrônicos, filmes, livros, sorvetes ou, até mesmo, um drink. O importante é sentir que você pode controlar sua vida e planejar o seu tempo.

– Não se deixe abater e persevere

Não tenha medo de fracassar. O medo tende a nos paralisar, não é mesmo? Mas o medo nada mais é que um mecanismo de proteção. No entanto, tenha cuidado para ele não te atrapalhar. Todos nós possuímos esse sentimento e criar uma grande expectativa em torno de nossos objetivos torna-o ainda pior, pois irá estagnar o seu planejamento de estudos. Por isso, não deixe o medo te dominar e mantenha o equilíbrio.

– Não se compare aos outros 

Evite ao máximo comparações com amigos ou conhecidos que já foram aprovados no Exame de Ordem,  sempre vão existir histórias absurdas de aprovações. Lembre-se, cada pessoa tem uma luta e história  diferente. Não diminua ou compare às suas conquistas com os outros. 

Enalteça as suas vitórias e onde você está hoje!

Pensamentos negativos não vão te ajudar, no máximo, vão apenas dificultar o que você esteja  fazendo. Valorize-se! 

– Busque controlar a ansiedade

Não deixe que a ansiedade atrapalhe os seus sonhos! Ressalta-se que, essas são dicas para controlar as emoções antes do exame, contudo, não deixe de procurar a ajuda de profissional da área de saúde se for  necessário.

Os pensamentos negativos estão presos a dois momentos: futuro e passado. As tristezas, arrependimentos do passado e as ansiedades que estão por vir permeiam o inconsciente de muitos. Nesse norte, é de suma importância ter pensamentos positivos na sua preparação. 

– Treinamento

O que te dará confiança é a prática! Isso mesmo! O diferencial para a sua aprovação é praticar ao máximo, realizando muitas questões de provas anteriores e as produzidas pelos seus professores. Por isso, a realização dos simulados é tão importante, pois, neste momento, você irá simular o dia da prova e não terá surpresas. Leve à risca essa super dica: reserve todo domingo para realizar um simulado. Nada de consulta e distração!

Gostou dessas dicas? Esperamos que sejam um diferencial nessa jornada. E não esqueça: motive-se, insista e não desista! Essa fase irá passar e sua carteirinha irá chegar. 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *