Olá, Oabeiros! Cada um de nós lida de uma forma pessoal e única com as nossas emoções nos momentos desafiadores. Sem dúvidas, a OAB é um exemplo disso.
A prova muitas vezes amedronta, causa medo, insegurança e nervosismo. Entenda que isso pode acontecer e saiba que você tem a força necessária para enfrentar e vencer essa barreira.
Esse cenário de insegurança só tende a nos deixar angustiados e ansiosos, mas nem pense em desistir e mantenha o foco total nesse momento.
Existe uma preparação física e psicológica específica para a prova subjetiva. Por isso, vamos falar de controle emocional para a 2ª Fase OAB.
Algumas dicas importantes
– Aprenda a fazer exercícios de respiração
É uma forma bem simples de relaxar antes e durante a prova. Então, comece aprendendo a controlar sua respiração e concilie isso no seu preparatório para o exame.
– Trate a si mesmo com gentileza
O bem-estar físico e mental estão diretamente ligados. Por essa razão, o equilíbrio emocional depende de cuidados constantes com o corpo. Faça exercícios físicos regularmente, descanse e se alimente de forma saudável.
– Busque apoio de amigos e da família
Esse ponto é fundamental. Converse com eles e busque evitar que façam cobranças. Familiares e amigos sempre devem ter palavras de apoio, que servem como um calmante natural, além de combustível para a vitória na 2ª fase da OAB.
– Nunca, jamais, de modo algum, abra mão do prazer
Mesmo diante de tanta tribulação, é importantíssimo dedicar um tempinho à diversão e ao prazer, principalmente nos dias que antecedem a prova. Você pode fazer exercícios ou jogos eletrônicos, filmes, livros, sorvetes ou, até mesmo, um drink. O importante é sentir que você pode controlar sua vida e planejar o seu tempo.
– Não se deixe abater e persevere
Não tenha medo de fracassar. O medo tende a nos paralisar, não é mesmo? Mas o medo nada mais é que um mecanismo de proteção. No entanto, tenha cuidado para ele não te atrapalhar. Todos nós possuímos esse sentimento e criar uma grande expectativa em torno de nossos objetivos torna-o ainda pior, pois irá estagnar o seu planejamento de estudos. Por isso, não deixe o medo te dominar e mantenha o equilíbrio.
– Não se compare aos outros
Evite ao máximo comparações com amigos ou conhecidos que já foram aprovados no Exame de Ordem, sempre vão existir histórias absurdas de aprovações. Lembre-se, cada pessoa tem uma luta e história diferente. Não diminua ou compare às suas conquistas com os outros.
Enalteça as suas vitórias e onde você está hoje!
Pensamentos negativos não vão te ajudar, no máximo, vão apenas dificultar o que você esteja fazendo. Valorize-se!
– Busque controlar a ansiedade
Não deixe que a ansiedade atrapalhe os seus sonhos! Ressalta-se que, essas são dicas para controlar as emoções antes do exame, contudo, não deixe de procurar a ajuda de profissional da área de saúde se for necessário.
Os pensamentos negativos estão presos a dois momentos: futuro e passado. As tristezas, arrependimentos do passado e as ansiedades que estão por vir permeiam o inconsciente de muitos. Nesse norte, é de suma importância ter pensamentos positivos na sua preparação.
– Treinamento
O que te dará confiança é a prática! Isso mesmo! O diferencial para a sua aprovação é praticar ao máximo, realizando muitas questões de provas anteriores e as produzidas pelos seus professores. Por isso, a realização dos simulados é tão importante, pois, agora, você irá simular o dia da prova e não terá surpresas. Leve à risca essa super dica: reserve todo domingo para realizar um simulado. Nada de consulta e distração!
Gostou dessas dicas? Esperamos que sejam um diferencial nessa jornada. E não esqueça: motive-se, insista e não desista! Essa fase irá passar e sua carteirinha irá chegar.
Gostou do nosso conteúdo? Confira também:
OAB 2ª FASE: CONHEÇA A ESTRUTURA DA PROVA DE 2ª FASE E MUITO MAIS!