Como dar entrada na OAB? Passo a passo para os aprovados no XXXII Exame!

Para você que foi aprovado na OAB, parabéns! Talvez, alguns aprovados tenham dúvidas de como dar entrada na OAB e prosseguir depois da aprovação, por isso, separamos o passo a passo para que não haja mais dificuldades com essa nova etapa, pois além do certificado de aprovação no exame, para abrir o processo de requerimento da carteira, o profissional precisa apresentar a seguinte documentação:

Documentações necessárias: 

  • Carteira de identidade e CPF;
  • Diploma de graduação em Direito ou certidão de conclusão, acompanhada de histórico escolar;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Duas fotos 3×4 recentes;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de reservista (para os homens).

Importante! Algumas seccionais podem exigir outros documentos, como comprovante de pagamento do exame e título de eleitor. Por isso, é importante verificar no site da sua respectiva seccional.

Para aqueles que por algum motivo ou dificuldade optem, ou tenham que esperar parar tirar a carteira, lembre-se que o Exame da Ordem não tem prazo de validade. O certificado de aprovação é permanente, logo, não é necessário que o aprovado se apresse para tirar a carteira profissional, podem ficar despreocupados, pois, será possível fazer isso em qualquer momento sem a necessidade de ter que passar pelo exame novamente.

Processo de emissão da carteira: 

Com os documentos necessários em mãos, o passo seguinte será:

  1.  Abrir um requerimento na seccional do estado em específico. Esse procedimento pode ser presencial ou online, varia de cada estado. No momento de abrir o requerimento, é importante ter atenção no preenchimento dos dados, pois erros podem acabar atrasando o processo.
  2.   É necessário realizar o pagamento de um boleto, cujo valor varia de acordo com cada estado.
  3. Com o requerimento preenchido e a taxa paga, você deverá levá-los juntos com os documentos solicitados para à subseção da Ordem dos Advogados. Tendo feito todas essas etapas importantes, começará a emissão da carteira, que pode demorar até três meses.
  4. O documento será entregue em uma cerimônia solene, onde você terá que assumir um compromisso legal com o Estatuto da OAB.

Com a inscrição feita na Ordem, você está pronto para começar a advogar!

Para saber mais sobre esse assunto: https://portalexamedeordem.com.br/aprovados-do-xxxii-exame-da-ordem-parabens/

Mais sobre os aprovados do XXXII Exame: https://noticias.cers.com.br/noticia/parabens-aos-aprovados-no-xxxii-exame-da-ordem/

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