Muita gente se pergunta, desde o início da graduação, como escolher a disciplina de 2ª Fase OAB? Ainda hoje teremos a publicação do Edital de repescagem OAB XXXI e já é preciso que o examinando aponte, na inscrição, qual será a sua disciplina para a prova subjetiva, composta pela peça prática e quatro questões discursivas. Vários fatores interferem nesta escolha, tais como aptidão, afinidade com a matéria, grau de dificuldade ou ainda a incidência de temas cobrados historicamente pela banca. Sem saber ainda Como escolher a disciplina de 2ª Fase OAB, o dilema gira em torno de optar pela que se acha mais fácil ou por aquela disciplina que você mais gosta? Vamos falar um pouco sobre o assunto e conferir as dicas do professor Renato Saraiva.

Leia também: Quais as Peças mais cobradas na 2ª Fase OAB.

Como escolher a disciplina de 2ª Fase OAB

Como já sabemos, são vários fatores que podem e devem influenciar em sua decisão. Primeiramente, Entenda que o Exame de Ordem tem a missão de aferir seus conhecimentos amplos na Prova Objetiva, que tem 80 questões, e na 2ª Fase a prova vai medir seu raciocínio jurídico específico dante de uma temática envolvendo uma das sete disciplinas previstas no Edital. São elas, Trabalho, Penal, Civil, Tributário, Administrativo, Empresarial e Constitucional.

Afinidade com a disciplina

Leve em conta esse fundamento antes de escolher a matéria da 2ª Fase. E inerente que se cresça a dificuldade quando já temos uma antipatia a certos assuntos. Atente que a Prova OAB é um desafio que mexe muito co o seu emocional. Desta forma, se você não tem afinidade intelectual com a disciplina, evite escolhê-la. Isso só vai trazer ainda mais obstáculos. Além disso, a prova vai lhe apresentar uma situação que você terá de enfrentar como se já fosse advogado.

Atenção aos exames anteriores

Faça uma minuciosa pesquisa sobre as temáticas apresentadas em Exames já realizados. Antes de escolher a sua disciplina, estudar o que foi cobrado anteriormente pode te ajudar na construção de sua opção. Essa observação, vai lhe proporcionar o entendimento do grau de dificuldade e das probabilidades dos assuntos abordados.

A subjetividade da escolha

A escolha passa por um dilema muito comum. Escolher a que mais gosta, ou a que se parece mais fácil? Pense com advogado. É isso que a prova quer de você na prática. Principalmente a 2ª Fase. Sendo assim, busque nas suas vivências, estágios, experiências de prática jurídica, a inspiração necessária para facilitar sua escolha.

 

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Preparação OAB XVIII: dica de Processo do Trabalho

A preparação para a 1ª fase do OAB XVIII deve ser contínua e intensa. ...

Dica para “Quarentena OAB”: Direito do Trabalho

E ai OABeiro? Como está sendo este período de enfrentamento ao Coronavírus? Sabemos que ...

Novos advogados buscam escritórios compartilhados

O compartilhamento de escritórios na advocacia já virou uma rotina, principalmente para quem está ...

Sérgio Moro aceita ser Ministro da Justiça

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, aceitou na manhã desta sexta-feira ...