Como estudar as disciplinas mais difíceis da OAB

Olá, OABeiro!

Está se mantendo firme na maratona de estudos para a OAB? Esperamos que sim! Mas sabemos que, na hora de estudar, sempre há aquela disciplina que não dominamos de jeito nenhum e acabamos deixando de lado, não é mesmo?! Mas isso não pode mais ocorrer, pois ela pode ser o diferencial para sua aprovação. Saiba como nesta matéria!

Vamos juntos!

Para a OAB, não se pode deixar de lado aquelas disciplinas julgadas mais difíceis ou que se tem menos afinidade. Como se sabe, na 1ª fase do Exame de Ordem todas as matérias estarão presentes, num total de 17 disciplinas. Então, não tem como fugir do fato de que você precisa estudar todas elas de forma equilibrada. Somente na 2ª fase é que se pode escolher uma única disciplina, certamente aquela que se tem maior domínio. Sendo assim, para não ter problemas com a abordagem da avaliação, esteja em dia com todo o conteúdo, incluindo as disciplinas mais difíceis da OAB.

Leia também: Dicas de como não perder o foco na sua preparação para o Exame de Ordem

As disciplinas mais difíceis da OAB – Chega de desculpas

“Mas como vou conseguir estudar as matérias mais difíceis?”. O primeiro é se livrar do desânimo e da acomodação. Não adianta ficar postergando algo que você já sabe que deverá fazer. O quanto antes você começar, melhor. Sabemos que tudo o que fica para a véspera acaba não dando muito certo, ainda mais se tratando de OAB.

Identifique o problema

O segundo passo é entender por que você não consegue assimilar os assuntos. Não será porque lhe faltou base para essa determinada disciplina? Por exemplo, se você não tiver domínio com a matéria de Direito Constitucional, que é a base do Direito, dificilmente compreenderá adequadamente as outras matérias.

Plano de ação

Após descobrir a origem da sua dificuldade, trace uma meta para resolver o que dificulta o seu entendimento. Exemplificando, ainda a disciplina de Direito Constitucional, se o que lhe falta é o conhecimento dela, comece a estudá-la. Depois de dominar a base do Direito, você vai perceber que os assuntos que pareciam tão complexos antes, começarão a fazer sentido. Algumas matérias estão interligadas de alguma maneira e, por isso, é importante que você as compreenda bem.

Como entender as disciplinas mais difíceis da OAB

Se acontecer de você ler e reler várias vezes o mesmo assunto e, ainda assim, não entendê-lo, mude a didática. Procure, por partes, aplicá-lo em um exemplo. Pode ser algo que você tenha visto num filme ou lido em um jornal, por exemplo. Caso nunca tenha ouvido falar, tente imaginar a situação. Você pode criar personagens ou instituições fictícias rapidamente, só para facilitar a sua compreensão. O importante é adequar o conteúdo a exemplificações.

Além disso, há algo não só em relação às disciplinas que você considera mais difíceis, mas em todas. Descubra qual a sua melhor maneira de estudar. Algumas pessoas compreendem melhor por meio de imagem, outras leitura ou qualquer meio de obter informação. 

Divida o conteúdo

Não adianta você querer estudar tudo de uma vez. Isso acabaria o frustrando. Faça uma divisão dos conteúdos por temas. Cada tema você pode dividir por capítulos. Assim, a cada capítulo que você estudar e assimilar, vai ter a sensação de que cumpriu uma parte da sua missão. Será como ultrapassar batalha após batalha, até vencer uma guerra.

Faça pausas em seus estudos

Em meio ao conteúdo, principalmente se for denso, faça pausas de 5 minutos a cada 25 ou 30 minutos. Esse intervalo curto é ideal para que você volte com foco e o mantenha durante o estudo. Passadas duas horas, você pode tirar um intervalo maior e aproveitar para fazer um lanche, por exemplo. Mas cuidado para não exagerar na pausa: 20 minutos são suficientes.

Não fique apenas nos livros

Sim, o livro é importante! Porém, ficando apenas com ele, você terá uma grande chance de se sentir cansado. A didática é essencial para o entendimento dos conteúdos. Você pode alternar a leitura com exercícios, vídeos ou mesmo mapas criados para otimizar a sua memorização. Em tempos de internet, você pode acessar aulas específicas online e estudar com qualidade. Isso e muito mais você encontra em nosso aplicativo OABeiros.

Pense menos, estude mais! 

Evite pensar nas disciplinas quando não as está estudando. Se você já possui um horário para isto, por que incluir no restante do dia? Descanse, assista um filme, prepare uma comida deliciosa. O importante é relaxar a mente, e estabeleça o seguinte mantra: pare de pensar, faça!

Combata a cultura do imediatismo

É essencial aprendermos a desenvolver a consciência de que o Exame de Ordem é um projeto de médio prazo. Se você não construir essa percepção, à medida que o tempo vai passando, a frustração vai aumentando. Logo, faz-se necessário um planejamento de estudos detalhado e, o mais importante, viva o presente, desapegue dos resultados e dê o seu melhor agora.

 Não tenha medo de fracassar 

Todos nós possuímos esse sentimento e criar uma grande expectativa em torno de nossos objetivos torna ainda pior, pois irá estagnar o seu planejamento de estudos. Por isso, não deixe o medo te dominar e mantenha o equilíbrio. 

Com todas essas dicas, esperamos que você não apenas leia, mas que as utilize como um mantra nesse desafio e dê um xeque-mate nas disciplinas. Não desistam, insistam e persistam futuros(as) advogados(as)!

 

 Vamos juntos! 🏆

 

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB ressalta nova matriz curricular do curso de Direito

O Diário Oficial da União já publicou o parecer 635/2018 do Conselho Nacional de Educação ...

Reta Final OAB: Dica de Estatuto e Ética

Contagem regressiva nesta reta final OAB. Neste domingo acontece a Prova Objetiva, a primeira ...

Greve de caminhoneiros pode afetar prova de domingo?

Infelizmente não sabemos ainda o tamanho do impacto que a crise de desabastecimento pode ...

1000 dicas para sua aprovação na OAB

O App OABeiro tem uma excelente novidade para você que está se preparando para ...

Aproveite o aniversário da Ad Verum

Pessoal, a Ad Verum está completando 3 anos! A felicidade é graaande, e para ...