Atenção, Oabeiros! Estamos aqui hoje para explicar o funcionamento dos recursos na OAB!
No Exame de Ordem você não pode vacilar, é aquela prova em que é válido utilizar todas as ferramentas ao seu favor a fim de garantir a sua aprovação, e uma delas é a possibilidade de interpor recursos nas questões e peça do certame.
OS RECURSOS NA OAB FUNCIONAM?
Na jornada em busca da aprovação toda ajuda é bem-vinda, e sim os recursos são fortíssimos aliados. Na segunda fase, mesmo que tenha um padrão de resposta, é comum haver possíveis equívocos do corretor. E isso acontece por causa da grande quantidade de provas e a necessidade de uma rápida análise. Por isso você deve analisar com calma, ver a possibilidade de interpor o recurso e tentar ganhar alguns pontos a mais, ok? Ps: Você sabia que em média mais de mil recursos são aceitos na 2ª fase? Em todos os exames temos diversas histórias de candidatos aprovados com os recursos, inclusive há casos em que os candidatos dobraram a quantidade de pontos. Por isso, é sempre importante que você mantenha a fé!POSSÍVEIS EQUÍVOCOS DE CORREÇÃO
Alguns equívocos são bem comuns nas provas de segunda fase, vejamos os principais:- A resposta correta se encontra no texto ou a construção de argumentação correta com nomenclatura diversa, mas que não foram pontuadas.
- Acerto parcial de determinado item, mas a questão foi zerada.
- Ausência de pontuação por grafia de difícil leitura.
- Cabimento de mais de uma peça para a situação jurídica apresentada no enunciado.
- Cabimento de mais de um dispositivo legal para embasar a argumentação jurídica.
- Correção em desconformidade com os parâmetros do edital.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Antes de iniciar o passo a passo é necessário fazer uma análise detalhada sobre as suas respostas e o padrão divulgado pela FGV, ok? Mantenha a calma e faça a leitura diversas vezes, décimos preciosos podem ficar escondidos, então não desista fácil. Outra dica importante é contar com a ajuda de alguém. Nessa hora, um amigo, parente advogado, professor, pode te ajudar e te dar uma terceira opinião, além de ajudar a fundamentar o recurso. Após toda essa análise é hora de partir para o passo a passo, mas, lembre-se de algumas informações.- O prazo para interposição de recurso, no XXXV Exame de Ordem, ocorrerá das 12h do dia 20/09/2022 às 12h do dia 23/09/2022, salve essas datas!!
- Você não pode, de jeito nenhum, se identificar no recurso!
- O campo do recurso fica editável até o último minuto, então é possível alterar alguns detalhes, ou melhorar a fundamentação!