Como lidar com a pressão OAB

Há uma série de fatores que podem inibir seu desempenho e uma série de fatores que estimulam o processo de qualidade no estudo e de ganho real na aprendizagem. É importante saber como lidar com eles para não se deixar levar pela cobrança. Conheça alguns pontos que pode ajudá-lo em como lidar com a pressão OAB:

Anotações

Uma forma é anotar aqueles fatores externos, que não dependem de você, mas que ajudam bastante na sua preparação (ex.: apoio familiar, auxílio financeiro da família, tempo, proximidade do local de estudo/bibliotecas). Ao anotar os pontos positivos e negativos, você estará se municiando para se sair bem.

Apoio

Não há quem vença uma batalha sozinho e para isso, você precisará de aliados como seus amigos ou familiares. Além de distinguir quem são os nossos aliados, devemos examinar quem, de certa forma, pode funcionar como um “inimigo”. A solução é se adaptar de forma que o prejuízo causado pela falta de apoio seja o menor possível. Isto pode acontecer também com um cônjuge, parentes, amigos etc.

Você precisa “ensinar” a sua família e amigos a te apoiarem de forma positiva. Eles naturalmente vão tentar te ajudar, mas do jeito deles. Se eles não estão ajudando, tente mudar esta situação, através de conversa, paciência e acordos. Às vezes, dá certo e, certamente, vai ajudá-lo.

Conversa

E muitas vezes, até quem atrapalha está querendo ajudar. Quando você conversa com as pessoas sobre a necessidade de se dedicar mais para os estudos e conta sobre os planos para a sua aprovação, muitos amigos e familiares te apoiam e te encorajam a fazer dar certo até dar certo. Em alguns (não raros) casos sempre há alguém da família ou do ciclo de amigos que gosta de alfinetar, te desestimulando. Mas o importante é sua força e reconhecer-se como sendo capaz de enfrentar obstáculos sejam eles quais forem.

Superação

Não perca tempo alimentando rancores de pessoas que falam bobagem e que, por um complexo de inferioridade, precisam tentar diminuir os outros para se sentirem melhor e menos medíocres. As pessoas dizem coisas que nos fazem mal e nem sempre isso é por maldade. Use as críticas, as palavras que machucaram como uma catapulta que te lançar para frente, sem rancores, apenas aceite o desafio e supere-se.

Conexão

Uma dica importante é estar perto de pessoas com alto astral, animadas, otimistas e de pessoas com objetivos semelhantes. Evite muito contato com pessoas que não estejam trabalhando por seus sonhos. Evite também pessoas que vivam reclamando de tudo, que não queiram nada. Escolha as pessoas com as quais você estará em contato e sintonizado.

Bons estudos e creia que o sucesso será alcançado!

Tags:

  • Cristiano Sobral

    Professor do CERS Cursos Online. Advogado. Mestre em Direito das Relações Econômicas. Coordenador do Núcleo de Direito Civil do Instituto Brasileiro de Direito dos Negócios e Professor convidado da Escola Nacional da Magistratura, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Escola do Ministério Público do Rio de Janeiro, da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro, da FGV, do IBMEC, dentre outras. Sócio sênior de SMGA Advocacia.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Dica de 1° fase OAB: controle da administração

Olá futuro (as) advogados (as)!   Permanecer focado em sua rotina de estudos é fundamental ...

Resultado OAB: hoje acaba a agonia

Ontem, certamente, foi uma longa noite para quem ansiosamente aguarda a divulgação do resultado ...

Greve de caminhoneiros pode afetar prova de domingo?

Infelizmente não sabemos ainda o tamanho do impacto que a crise de desabastecimento pode ...