Olá OABeiros! Quando se aproxima o dia da prova a ansiedade toma conta e muitas vezes você esquece o conteúdo estudado? Pensando nisso preparamos algumas dicas que vão te auxiliar na hora da avaliação.
Venha conferir!
Cuide do seu corpo e mente
Você sabia que o famoso “branco na prova” é uma resposta fisiológica normal e que ocorre dentro de um contexto específico vinculado ao stress e a ansiedade? Logo, trabalhar o aspecto psicológico é de suma importância para gerar segurança e confiança quanto ao desempenho no dia da prova, por isso para ter estudos de qualidade e para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade, opte sempre por:
– Dormir bem;
– Fazer exercícios físicos;
– Respeitar os limites do seu corpo.
Os hábitos citados são ótimos para a consolidação da memória de longo prazo.
Inicie a prova pelas matérias mais fáceis
Outra dica é sempre começar a prova pelas disciplinas mais fáceis, para depois ir para as mais difíceis. Pois ocorre a ativação da rede neural e consequente ocorre a evocação do conteúdo exigido, potencializando assim o desempenho e evitando o desgaste já no início do exame.
Revisão
Lembra que falamos de como é importante gerar confiança para o dia do certame? A revisão pode ser a porta de entrada para isso, pois a memória lembra mais facilmente daquilo que é visto com mais frequência. Logo, quanto mais vezes o aluno receber a mesma informação, mais fácil será recordá-la no dia da prova. Sendo assim deve- se ler, compreender e revisar. Pois esses três processos geram a memorização. Através da revisão, conforme Ebbinghaus, o cérebro tende a recuperar o percentual de esquecimento, otimizando a fixação da informação de modo muito mais abrangente.
Então, qual o melhor método de revisão?
Você pode realizar a sua revisão de muitos modos, devendo levar em consideração a sua particularidade e adotar o método de revisão que você obtenha melhores resultados, podendo ser através de resumos, marcação de textos, flashcards, mapas mentais ou através dos próprios exercícios.
Vamos Juntos!
.