Olá, OABeiros! Como vai a rotina de estudos? Sabemos que a caminhada rumo a aprovação é exaustiva e que a 2ª fase é uma etapa muito temida, pois conta com respostas em formato discursivo. Isto exige um conhecimento aprofundado do edital, assim como, estratégias para finalizar a avaliação em tempo hábil. Pensando nisso, elaboramos dicas primordiais para você se sair bem no certame.
Vamos Juntos?
DICAS PARA A PROVA DISCURSIVA
1️⃣ LEIA BASTANTE
Quanto mais você tem a prática de ler, mais você irá conseguir identificar como os textos são construídos, assim seu processo de escrita será mais prático e rápido.
2️⃣ ESTRUTURA DA RESPOSTA
Antes de responder, pense no conteúdo que precisará abordar e monte um pequeno roteiro sobre a fundamentação que terá de escrever. Isso fará com que você não se perca nos próprios argumentos e deixe a banca perdida na sua resposta. Ademais, estruture até as linhas que construirão sua resposta e antes de escrevê-las anote os tópicos relevantes para não esquecer de nada importante.
3️⃣ ESCREVA BEM
Atente-se à norma culta. Preste bem atenção em todos os aspectos, desde a gramática a sintaxe. A banca será crítica em relação a sua escrita e você poderá perder pontos se não estiver escrevendo conforme as regras da Língua Portuguesa. Atente-se em deixar a sua letra legível. Assim, mesmo que você gaste um pouco mais de tempo, se certificará de que esteja tudo de acordo.
4️⃣ CONTROLE DE TEMPO
Gerenciar o tempo de prova é algo que você já deve vir praticando desde o início dos estudos. A 2ª Fase OAB é trabalhosa e requer o máximo de seu poder de equilíbrio e argumentação jurídica. Isto porque, geralmente as questões discursivas requerem uma resposta mais elaborada, de modo que você possa citar todos os pontos do espelho de correção da FGV. Já a peça, ainda que requeira uma extensão de argumentos, possui um limite de 5 páginas, de modo que você precisa utilizar seu poder de síntese, sem deixar de inserir nenhum tópico importante. Por isso, faça vários simulados!
5️⃣ ATENÇÃO NO ENUNCIADO
Saber ler os enunciados de forma assertiva é uma chave para a aprovação. Muitas vezes, a banca insiste em enunciados gigantescos apenas para desviar a atenção, gerando cansaço. Busque grifar as palavras-chave dos enunciados com muita atenção. Também é válido escrever ao lado quando surgirem assuntos relacionados, que serão essenciais para respondê-lo.
Com todas essas dicas, esperamos que você não apenas leia, mas que as utilize como um mantra nesse desafio. Sabemos que não é fácil, e o quanto é cansativo e estressante, mas saiba que é para um bem maior. Não desistam, insistam e persistam, futuros advogados(as)!
Vamos juntos!
Gostou do nosso conteúdo? Confira outras dicas para a 2ª Fase do Exame de Ordem