Como responder as questões discursivas da 2ª fase da OAB?

Olá, OABeiros! Como vai a rotina de estudos? Sabemos que a caminhada rumo a aprovação é exaustiva e que a 2ª fase é uma etapa muito temida, pois conta com respostas em formato discursivo. Isto exige um conhecimento aprofundado do edital, assim como, estratégias para finalizar a avaliação em tempo hábil. Pensando nisso, elaboramos dicas primordiais para você se sair bem no certame.

VAMOS JUNTOS?

DICAS PARA A PROVA DISCURSIVA 

 

1️⃣ LEIA BASTANTE

Quanto mais você tem a prática de ler, mais você irá conseguir identificar como os textos são construídos, assim seu processo de escrito será mais prático e rápido.

2️⃣ ESTRUTURA DA RESPOSTA

Antes de responder, pense no conteúdo que precisará abordar e monte um pequeno roteiro sobre a fundamentação que terá de escrever. Isso fará com que você não se perca nos próprios argumentos e deixe a banca perdida na sua resposta. Ademais, estruture até as linhas que construirão sua resposta e antes de escrevê-las anote os tópicos relevantes para não esquecer de nada importante.

3️⃣ ESCREVA BEM

Atente-se à norma culta. Preste bem atenção em todos os aspectos, desde a gramática a sintaxe. A banca será crítica em relação a sua escrita e você poderá perder pontos se não estiver escrevendo de acordo com as regras da Língua Portuguesa. Atente-se em deixar a sua letra legível. Assim,  mesmo que você gaste um pouco mais de tempo, é bom se certificar de que esteja tudo certo no tocante a língua portuguesa.

4️⃣ CONTROLE DE TEMPO

Gerenciar o tempo de prova é algo que você já deve vir praticando desde o início dos estudos. A 2ª Fase OAB é trabalhosa e requer o máximo de seu poder de síntese e argumentação jurídica. Desta forma, ajuste sua capacidade de resposta ao tempo de execução da prova. Isso se consegue treinando, vamos juntos! 

5️⃣ ATENÇÃO NO ENUNCIADO

Saber ler os enunciados de forma assertiva é uma chave para a aprovação. Muitas vezes, a banca insiste em enunciados gigantescos apenas para desviar a atenção, gerando cansaço. Busque grifar as palavras-chave dos enunciados. Também é válido escrever ao lado quando surgirem assuntos relacionados, que serão essenciais para respondê-lo.

 

Com todas essas dicas, esperamos que você não apenas leia, mas que as utilize como um mantra nesse desafio. Sabemos que não é fácil, o quanto é cansativo e estressante, mas saiba que é para um bem maior. Não desistam, insistam e persistam futuros advogados(as)!
VAMOS JUNTOS!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like