Como responder as questões discursivas da 2ª fase da OAB?

Olá, OABeiros (as)! Está se preparando para a prova da 2ª fase OAB e não consegue parar de se preocupar com as respostas das questões discursivas? Sabemos que a caminhada rumo a aprovação é exaustiva e que a segunda fase é uma etapa muito temida, pois conta com respostas em formato discursivo. Isto exige de você conhecimento aprofundado do edital, assim como, estratégias para finalizar a avaliação em tempo hábil. Sendo assim,  elaboramos dicas primordiais para você se sair bem no certame.

Venha conferir!

⏰ Tempo

Você precisa estar atento ao tempo de duração da prova. Além disso, para não ter problemas no grande dia, vale muito a pena treinar bastante. Portanto, resolva questões de provas anteriores e simulados. No dia da sua avaliação, leia todas as questões com calma até entender o que pede o enunciado. Pense bem no conteúdo que precisará escrever na prova.

❗ Atenção aos enunciados

Saber ler os enunciados de forma assertiva é uma chave para a aprovação. Muitas vezes, a banca insiste em enunciados gigantescos apenas para desviar a atenção, gerando cansaço. Por este motivo, busque grifar as palavras-chave dos enunciados. Também é válido escrever ao lado quando surgirem assuntos relacionados, que serão essenciais para responder a questão. Use também o Vade Mecum, pois com a simples leitura do texto da lei, é possível responder várias questões e se ligue no fato de que, na maioria das vezes quando o enunciado trouxer diversas datas, provavelmente a questão trata-se de prescrição ou de decadência.

🖊️Escreva bem

Atente-se à norma culta. Preste bem atenção em todos os aspectos, desde a gramática a sintaxe. A banca será crítica em relação a sua escrita e você poderá perder pontos se não estiver escrevendo de acordo com as regras da Língua Portuguesa. Atente-se em deixar a sua letra legível.

📝Estrutura das respostas

Antes de responder, pense no conteúdo que precisará abordar e monte um pequeno roteiro sobre a fundamentação que terá de escrever. Isso fará com que você não se perca nos próprios argumentos e deixe a banca perdida na sua resposta. Estruture até as linhas que construirão sua resposta e antes de escrevê-las anote os tópicos relevantes para não esquecer de nada importante.

 

📚 Fundamente sua Resposta

Na hora de abordar um assunto nas questões discursivas, não se esqueça de embasar sua argumentação na legislação, na doutrina  e/ ou na jurisprudência.

Esperamos que tenham curtido essas dicas e que sejam fundamentais para sua aprovação.

Vamos Juntos!

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Autoconfiança: a chave para sua aprovação na OAB

Olá, OABeiro! Está cansado e desanimado desta maratona de estudos para a OAB? Sabemos ...

Como estudar para 2ª fase da OAB?

Após a divulgação do gabarito preliminar OAB XXXI, muitos examinandos alcançaram os 40 pontos ...

Recurso OAB: entenda como funciona!

Atenção, Oabeiros! Estamos aqui hoje para falar sobre a possibilidade de fazer recurso contra o ...

Principais motivos de reprovação na OAB. Confira!

Olá, OABeiros!!! Sabemos que a prova da OAB se aproxima e o nervosismo ficam ...