Olá, OABeiros (as)! Está se preparando para a prova da 2ª fase OAB e não consegue parar de se preocupar com as respostas das questões discursivas? Sabemos que a caminhada rumo a aprovação é exaustiva e que a segunda fase é uma etapa muito temida, pois conta com respostas em formato discursivo. Isto exige de você conhecimento aprofundado do edital, assim como, estratégias para finalizar a avaliação em tempo hábil. Sendo assim,  elaboramos dicas primordiais para você se sair bem no certame.

Venha conferir!

Tempo

Você precisa estar atento ao tempo de duração da prova. Além disso, para não ter problemas no grande dia, vale muito a pena treinar bastante. Portanto, resolva questões de provas anteriores e simulados. No dia da sua avaliação, leia todas as questões com calma até entender o que pede o enunciado. Pense bem no conteúdo que precisará escrever na prova.

Atenção aos enunciados

Saber ler os enunciados de forma assertiva é uma chave para a aprovação. Muitas vezes, a banca insiste em enunciados gigantescos apenas para desviar a atenção, gerando cansaço. Por este motivo, busque grifar as palavras-chave dos enunciados. Também é válido escrever ao lado quando surgirem assuntos relacionados, que serão essenciais para responder a questão. Use também o Vade Mecum, pois com a simples leitura do texto da lei, é possível responder várias questões e se ligue no fato de que, na maioria das vezes quando o enunciado trouxer diversas datas, provavelmente a questão trata-se de prescrição ou de decadência.

Escreva bem

Atente-se à norma culta. Preste bem atenção em todos os aspectos, desde a gramática a sintaxe. A banca será crítica em relação a sua escrita e você poderá perder pontos se não estiver escrevendo de acordo com as regras da Língua Portuguesa. Atente-se em deixar a sua letra legível.

Estrutura das respostas

Antes de responder, pense no conteúdo que precisará abordar e monte um pequeno roteiro sobre a fundamentação que terá de escrever. Isso fará com que você não se perca nos próprios argumentos e deixe a banca perdida na sua resposta. Estruture até as linhas que construirão sua resposta e antes de escrevê-las anote os tópicos relevantes para não esquecer de nada importante.

 

Fundamente sua Resposta

Na hora de abordar um assunto nas questões discursivas, não se esqueça de embasar sua argumentação na legislação, na doutrina  e/ ou na jurisprudência.

Esperamos que tenham curtido essas dicas e que sejam fundamentais para sua aprovação.

Vamos Juntos!

 

Share.